BASES DAS ESCOLAS EUROPÉIA E NORTE-AMERICANA, PERANTE A CULTURA CONTÁBIL E A PROPOSTA NEOPATRIMONIALISTA

Autores

  • Antônio Lopes de Sá

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n3p12-27

Resumo

Como entender a matéria contábil, o método que se emprega para estudá-la, o respeito às tradições históricas como conquistas já feitas, as grandes finalidades desse conhecimento, em suma, como possuir uma visão realista e verdadeira sobre os fenômenos da riqueza individualizada é o que caracteriza uma "escola científica de Contabilidade". Diversos desses núcleos se formaram e ainda se formam, não só no setor contábil, mas, em todas as ciências, sempre em torno de lideranças, quer de pensadores, quer de grupos interessados em manipular idéias. Algumas escolas, todavia, basearam-se apenas no consenso de grupos e se ataram a um raciocínio pragmático. Por serem diferentes as concepções e os efeitos do tratamento que se tem dado à Contabilidade, as principais distinções de entendimento encontram-se, na atualidade, entre as escolas norte-americanas, pragmáticas e as européias, científicas. No Brasil a corrente científica do neopatrimonialismo oferece novas propostas em suas bases, mas, mantendo a fidelidade com as raízes latinas do conhecimento contábil.

Biografia do Autor

Antônio Lopes de Sá

Contador. Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Detentor da Medalha do Mérito Contábil João Lyra.

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Publicado

2002-12-02

Como Citar

Sá, A. L. de. (2002). BASES DAS ESCOLAS EUROPÉIA E NORTE-AMERICANA, PERANTE A CULTURA CONTÁBIL E A PROPOSTA NEOPATRIMONIALISTA. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 1(3), p. 12–27. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n3p12-27

Edição

Seção

Artigos