Um Novo Método para Avaliação da Satisfação do Capital Humano e dos Usuários de Serviços Públicos: Uma Aplicação Tópica do Balanço Social Abrangente à Prefeitura de São José
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v2n4p45-57Palavras-chave:
Balanço Social, Administração Pública, Gerência de Qualidade, Recursos Humanos, Balanço Social Abrangente.Resumo
Foi realizada uma aplicação específica do Balanço Social Abrangente, ferramenta para a determinação analítica da performance social de uma entidade a partir de indicadores sociais previamente escolhidos, para avaliação da satisfação dos funcionários e dos usuários dos serviços prestados por uma importante prefeitura do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de São José. Enquanto vinte e nove indicadores foram empregados para se fazer uma prospecção da satisfação do Capital Humano da Prefeitura de São José, treze indicadores foram escolhidos para a determinação do balanço do grau de satisfação dos seus munícipes. A aplicação da metodologia do Balanço Social Abrangente permitiu obter-se números resultantes de balanços com estrutura contábil que caracterizam o grau de satisfação dos funcionários e de atendimento dos munícipes. O método utilizado e os resultados obtidos possibilitam o advento do que se poderia denominar de Auditoria Social do Serviço Público, que seria aquela específica sobre os ativos e passivos sociais de empresas públicas decorrentes das diversas possibilidades de sua mensuração proporcionadas por adaptações do esquema original proposto para o Balanço Social Abrangente.
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