Considerações acerca da determinação do Valor Econômico Agregado EVA

Autores

  • Neri Müller
  • Charles Albino Schultz
  • Altair Borgert

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n16p27-42

Palavras-chave:

Valor Econômico Agregado Governança Corporativa, Valor de Mercado Agregado

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal a apresentação de um exemplo prático de cálculo do Valor Econômico Agregado - EVA (Economic Value Added), a partir de informações divulgadas nas demonstrações contábeis para um caso hipotético, por meio de uma pesquisa teórica. Além disso, apresenta-se algumas considerações e conceitos acerca do EVA, bem como a função da contabilidade neste contexto. Na seqüência se enfatiza a discussão sobre os conceitos de lucro contábil e econômico, uma vez que o lucro contábil necessita de alguns ajustes para que possa ser utilizado na determinação do EVA. Destaca-se os fatores que compõem o cálculo do EVA, suas vantagens e algumas dificuldades, que a maioria das empresas enfrenta quando da sua implementação. Para o caso proposto, identifica-se que a empresa agrega valor aos acionistas, uma vez que o lucro operacional líquido após os impostos supera o montante do capital investido em R$ 861.580,00. Diante desta perspectiva, conclui-se que as operações da empresa maximizam o valor da riqueza para os acionistas, por meio do cálculo do EVA. 

 


Biografia do Autor

Neri Müller

Contador, Mestre em Administração - UFSC, professor de Graduação em Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis.

Charles Albino Schultz

Contador, aluno do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC, professor de Graduação em Ciências Contábeis da UFSC.

Altair Borgert

Contador, Mestre em Administração, Doutor em Engenharia de Produção, professor do curso de Graduação em Ciências Contábeis e do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC.

Downloads

Publicado

2007-04-02

Como Citar

Müller, N., Schultz, C. A., & Borgert, A. (2007). Considerações acerca da determinação do Valor Econômico Agregado EVA. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 6(16), p. 27–42. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n16p27-42

Edição

Seção

Artigos