Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão e Objetivos

A Revista Catarinense da Ciência Contábil é uma Publicação Contínua do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e tem como missão divulgar a produção científica na área de Contabilidade, produzida por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do Brasil e do exterior, selecionada com base na qualidade e na contribuição para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento nesse campo.

Trata-se de uma continuação da Revista CRCSC & Você, publicada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina desde 2001.

Os artigos devem abordar assuntos dentro das seguintes áreas:

Análise das demonstrações contábeis
Auditoria (contábil, tributária, trabalhista, ambiental, interna, pública, etc.)
Contabilidade ambiental
Contabilidade aplicada ao setor público
Contabilidade atuarial
Contabilidade da construção civil
Contabilidade de atividade imobiliária
Contabilidade de cooperativas
Contabilidade de instituições financeiras
Contabilidade do terceiro setor
Contabilidade e gestão de Custos
Contabilidade financeira
Contabilidade gerencial
Contabilidade hospitalar
Contabilidade hoteleira
Contabilidade industrial
Contabilidade rural
Contabilidade societária
Contabilidade tributária
Contabilometria (econometria, métodos quantitativos, estatística)
Controladoria
Ensino e aprendizagem de contabilidade
Ética em contabilidade
Governança corporativa
História da contabilidade
Métodos e técnicas de pesquisa em contabilidade
Normas internacionais de contabilidade
Orçamento e Finanças públicas
Perícia contábil (contábil, tributária, trabalhista, ambiental, etc.)
Planejamento estratégico e orçamento empresarial
Responsabilidade social corporativa, balanço social e relato integrado
Sistemas de informações contábeis
Sistemas de informações gerenciais
Tecnologias Emergentes em Contabilidade
Teoria da Contabilidade
Tópicos contemporâneos de contabilidade

O conteúdo e a qualidade dos artigos é de responsabilidade dos seus autores e não necessariamente expressam o ponto de vista do Conselho Editorial.

 

Público Alvo

O público alvo da RCCC é constituído de estudantes, professores, pesquisadores, profissionais tanto da área contábil e de áreas afins, buscando a interdisciplinaridade.

 

Periodicidade

Quadrimestral - 2001-2018

Publicação Contínua - a partir de 2019

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos publicados na Revista Catarinense da Ciência Contábil são originais e inéditos, passam por um processo de análise e aprovação por parte de sua Comissão Editorial (Conselho Editorial e Consultores Ad hoc).

Para o processo de avaliação por pares, o Conselho Editorial Científico definiu os seguintes critérios:

  • Introdução (contextualização e objetivos).
  • Referencial Teórico (apresenta autores de relevância e fontes de pesquisa como - anais de congresso, revistas científicas, periódicos, etc) nacionais e internacionais.
  • Procedimentos Metodológicos (foram conduzidos de maneira a atingir os objetivos do trabalho).
  • Síntese dos Resultados (principais resultados alcançados com a pesquisa demonstram relevância e contribuição científica).
  • Qualidade da redação.
  • O trabalho possui originalidade, interesse cientifico ou acadêmico.
  • Conclusões e alcance dos objetivos.

Antes da publicação na RCCC, os artigos aprovados passam por revisão da língua de origem do texto, e tradução e revisão para língua inglesa.

1 Os artigos e trabalhos para divulgação são avaliados por pelo menos dois Avaliadores ad hoc, através do sistema blind review, e ainda, no mesmo sistema, são submetidos à apreciação de pelo menos dois membros do Conselho Editorial. Dessa forma, fica garantido o sistema de double blind review, não sendo conhecidos os autores dos trabalhos em nenhuma fase da avaliação.

2 Os trabalhos são analisados quanto ao escopo (inovação), a profundidade e a clareza das ideias apresentadas, bem como à acessibilidade aos leitores - professores, executivos, estudantes e estudiosos da Contabilidade de forma geral.

3 A redação se reserva o direito de introduzir revisão gramatical nos originais, visando manter a qualidade da publicação, respeitando, porém, os estilos e opiniões dos autores.

4 As opiniões emitidas pelos autores do artigo são de sua exclusiva responsabilidade.

5 Os textos, em estilo claro e conciso, deverão estar redigidos em português, inglês ou espanhol.

6 Em cada volume serão publicados no mínimo 25 artigos.

7 A RCCC não cobra taxas para submissão e/ou processamento e/ou publicação dos artigos.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESTIMADO:

- Avaliação inicial (desk review): 5 (cinco) dias;

- Avaliação pelos pares e aceitação: 3 (três) meses.

- Publicação: 1 mês.

 

Política de Fast Track

Visando as boas práticas da publicação científica, a RCCC dispõe as condições para os eventos que solicitarem fast track para seus artigos.

Os eventos devem, obrigatoriamente:

Ter avaliação do tipo double blind review por doutores e mestres;
Disponibilizar a lista de artigos candidatos ao fast track e as respectivas avaliações dos pareceristas para apreciação pelos editores da RCCC que se manifestarão sobre a concessão ou não de fast track.

Os artigos precisam atender às seguintes condições:

Atender a todas as normas da RCCC, especialmente no que tange ao escopo, condições para submissão e diretrizes para autores.

Obs: Poderá ser concedido fast track a artigos em ABNT, ou fora da formatação da revista condicionados a adaptação necessária.



Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Dados Abertos

A Revista Catarinense da Ciência Contábil (RCCC) reconhece a relevância dos dados abertos para a promoção da transparência, reprodutibilidade e inovação na pesquisa científica. Esta política tem como objetivo estabelecer diretrizes para a disponibilização de dados associados aos artigos publicados na RCCC.

Definição de Dados Abertos: Dados abertos referem-se a informações digitais que estão disponíveis para o público em geral, gratuitamente, sem restrições de uso ou acesso, ou com restrições mínimas definidas por licenças apropriadas.

Tipos de Dados a serem Disponibilizados: A RCCC encoraja os autores a disponibilizar dados relevantes que sustentem suas descobertas, incluindo, mas não se limitando a: conjuntos de dados, códigos de análise, instrumentos de pesquisa, tabelas de resultados, e outras informações relacionadas à pesquisa.

Responsabilidades dos Autores: Os autores são responsáveis por disponibilizar os dados associados ao seu artigo de forma adequada, de acordo com os padrões éticos e legais. Os autores devem garantir que os dados estejam em conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados, obtendo consentimento adequado e removendo informações identificáveis, quando necessário.

Formato e Acesso aos Dados: Os dados devem ser disponibilizados em formatos que permitam sua interpretação e reutilização, preferencialmente em formatos abertos, interoperáveis e amplamente reconhecidos. Os dados devem ser acessíveis por meio de repositórios de dados reconhecidos.

Licenciamento dos Dados: Os autores devem atribuir uma licença adequada aos dados disponibilizados, permitindo o uso, reutilização e redistribuição, de acordo com as melhores práticas de licenciamento aberto. A RCCC recomenda o uso de licenças Creative Commons ou similares para garantir a adequada proteção dos direitos autorais e o uso ético dos dados. A RCCC, ao autorizar o download dos materiais que compõem o conjunto de dados descritos no item 2.1 deste instrumento, notifica que o uso de qualquer conteúdo, ainda que parcial, deve ser creditado a autoria e coautoria, mediante a devida citação.

Divulgação dos Dados: Os dados associados a um artigo publicado devem ser claramente indicados e acessíveis por meio de um link ou referência na versão final do artigo na RCCC. A RCCC pode promover a divulgação dos dados em seus canais de comunicação para incentivar a transparência e a colaboração.

Essa política de dados abertos tem a finalidade de fomentar a transparência, reprodutibilidade e reutilização responsável dos dados associados aos artigos publicados na Revista Catarinense da Ciência Contábil.

 

Política de Preprints

A Revista Catarinense da Ciência Contábil (RCCC) reconhece o valor e a importância dos preprints como uma forma de compartilhar descobertas científicas com a comunidade acadêmica antes da revisão por pares e da publicação formal. A RCCC encoraja os autores a compartilhar seus manuscritos como preprints e oferece diretrizes para garantir uma transição eficaz para a submissão e revisão na revista.

Definição de Preprints: Preprints são versões iniciais de manuscritos acadêmicos que ainda não foram revisados por pares e estão disponíveis em repositórios ou plataformas online.

Submissão de Manuscritos Preprint: Os autores são encorajados a compartilhar seus manuscritos como preprints antes de submetê-los à RCCC. A submissão de um manuscrito como preprint não influenciará negativamente a consideração do artigo para publicação na RCCC.

Identificação de Preprints: Os autores devem divulgar claramente se o manuscrito submetido à RCCC foi compartilhado previamente como preprint e fornecer informações sobre a data de envio do preprint e o repositório ou plataforma onde foi compartilhado.

Revisão por Pares: A RCCC realizará a revisão por pares de todos os manuscritos submetidos, incluindo aqueles que foram compartilhados como preprints. A revisão será realizada de forma justa, objetiva e baseada na qualidade e mérito científico do manuscrito.

Considerações Durante a Revisão: O fato de um manuscrito ter sido compartilhado como preprint não terá influência no processo de revisão por pares da RCCC. Os revisores e editores avaliarão o manuscrito com base no seu conteúdo, metodologia, contribuição para a área e qualidade geral.

Publicação na RCCC: A publicação de um manuscrito na RCCC não será afetada pelo fato de ter sido compartilhado como preprint. Os artigos serão avaliados e publicados com base em critérios de qualidade e relevância científica.

Atualizações de Preprints: Os autores são encorajados a atualizar seus preprints com informações relevantes sobre a aceitação e publicação do manuscrito na RCCC, incluindo o DOI da versão final publicada.

Essa política de preprints visa promover a transparência, a colaboração e o avanço do conhecimento científico na área contábil, mantendo os altos padrões de qualidade e integridade da RCCC.

 

Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Podem ocorrer quando autores, pareceristas ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de artigos. Ao submeter o artigo, os autores são responsáveis por informar conflitos de qualquer natureza que possam ter influenciado o artigo.

Havendo, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo, em documento próprio assinado, e anexá-lo à plataforma de submissão da RCCC.

Os autores devem identificar no momento da submissão todo o apoio financeiro obtido para a execução do artigo.

O parecerista deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre a análise do manuscrito, e neste caso, e deve declarar-se não apto para avaliá-lo.

 

Detecção de Plágio

Os artigos submetidos à Revista Catarinense da Ciência Contábil são verificados por software Plagius para identificação de plágio, antes de serem enviados para a avaliação da comissão editorial e avaliadores.

 

Taxonomia CRediT (a partir de 2024)

CRediT (Taxonomia de Contribuições de Autoria) é uma taxonomia de alto-nível, incluindo 14 papéis, que podem ser utilizados para representar os papéis normalmente desempenhadas por contribuidores para a produção acadêmica e científica. As funções descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa acadêmica e científica.

A taxonomia proporciona uma maneira de representar informação sobre a contribuição individual dos autores. O propósito dela é prover transparência em relação às contribuições dos autores em trabalhos científicos, possibilitando melhorias nos sistemas de atribuição, crédito e prestação de contas. É importante notar que mais de um termo pode ser atribuído a um único contribuidor.

Funções

Definição

Conceituação

Ideia, formulação ou evolução de objetivos abrangentes.

Curadoria de dados

Administração de atividades para anotar (produzir metadados), limpeza de dados e manter dados de pesquisa (incluindo códigos de software, quando é necessário para a interpretação de dados em si) para uso inicial ou posterior reuso.

Análise Formal

Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

Obtenção de financiamento

Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem a publicação.

Investigação

Condução de pesquisa e processo de investigação, especificamente fazendo experimentos ou coleta de dados/evidências.

Metodologia

Desenvolvimento ou criação de metodologia: criação de modelos.

Administração do projeto

Responsabilidade pela gestão e coordenação do planejamento e execução da pesquisa.

Recursos

Provisão de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostra laboratoriais, animais, instrumentação, computação de recursos ou outras ferramentas de análise.

Software

Programação, desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de códigos e algoritmos, teste de componentes de códigos existentes.

Supervisão

Responsabilidade pela supervisão e liderança para o planejamento e execução de atividade de pesquisa, incluindo orientação externa a equipe principal.

Validação

Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade dos resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.

Visualização [de dados (infográfico, fluxograma, tabela, gráfico)]

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação dos dados.

Escrita – primeira redação

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da escrita da primeira redação (incluindo traduções substanciais).

Escrita – revisão e edição

Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, por aqueles que integram o grupo da pesquisa original, especialmente revisão crítica, comentários ou revisão, incluindo os processos de pré ou pós publicação.

 

Fontes:

CRediT Website, SciELO Documentation.

 

Indexadores/Diretórios

Fontes de Indexação


DOAJ

EBSCO

Redalyc

SPELL

Sumários.org

Google Scholar

Diretórios


Base

Dialnet

Diadorim

EuroPub

Latindex

Livre

Portal de Periódicos CAPES

Ulrichsweb

Redib

WorldCat

Global Impact Factor


San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation

Quadriênio 2017-2020

Área de Avaliação                          Estrato
Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo   A3

Patrocinadores

 

Ficha Catalográfica

___________________________________________________________________________________________________

R454              Revista Catarinense da Ciência Contábil / Conselho Regional de
                             Contabilidade de Santa Catarina. - v.1, n. 1, (2001)-     
                       Florianópolis: CRCSC, 2001-.     
                                v. : 24 cm

                             Quadrimestral - v. 1 a v. 17
                             Publicação Contínua - a partir do v. 18
                             Continuação da Revista CRCSC & Você, dez./2001 - jul./2004.
                             ISSN 1808-3781 (2001-2016)
                             e-ISSN 2237-7662
                             Modo de Acesso: http://revista.crcsc.org.br
                             DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc

                             1. Contabilidade. 2. Ciências Contábeis I. Conselho Regional de
                      Contabilidade de Santa Catarina.

                                                                                                                              CDU - 657
___________________________________________________________________________________________________

Ficha Catalográfica elaborada pelo Bibliotecário Leandro Pinheiro CRB-14/1340