Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico nacional ou internacional. Deve-se informar em "Comentários ao Editor" caso o trabalho tenha sido divulgado em Anais: indicar o nome do evento, local e data de realização.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • No ato da submissão, é obrigatório que todos os autores preencham integralmente o  Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta , indicando as modalidades adotadas quanto a preprints, abertura do processo de avaliação, disponibilidade de dados, códigos e materiais de pesquisa. Manuscritos cuja submissão não estiver acompanhada do formulário devidamente preenchido não serão encaminhados para a etapa de avaliação editorial.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Todos os autores com doutorado do artigo se inscreveram como avaliadores da RCCC? Clique aqui (estão dispensados de se inscrever os autores com doutorado que já são avaliadores da revista)
  • Informar a Instituição de Vínculo de todos os autores em “Comentários para o editor”.

Diretrizes para Autores

Atualizada em dezembro de 2025.

1. Modalidade de Avaliação por Pares

A Revista Catarinense da Ciência Contábil (RCCC) utiliza como procedimento padrão a avaliação por pares duplo-cega, garantindo que autores e pareceristas não conheçam as identidades uns dos outros.

No ato da submissão, os autores deverão preencher o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, indicando se desejam manter o modelo duplo-cego ou optar por uma das modalidades alternativas previstas:

  • Avaliação simples-cega: somente os pareceristas permanecem anônimos.
  • Avaliação aberta (Open Peer Review): autores e pareceristas têm suas identidades reveladas.

Além disso, os autores poderão optar por:

  • publicação dos pareceres juntamente ao artigo aprovado (com ou sem identificação dos pareceristas);
  • interação direta com pareceristas durante o processo de avaliação (quando aceita por ambas as partes).

A RCCC publica apenas um artigo/caso de ensino por autor anualmente, e autores só podem apresentar uma submissão por vez. Autores que publicaram no ano corrente só podem submeter novamente a partir de 1º de janeiro do ano seguinte.

2. Etapas do Processo de Avaliação

2.1. Triagem Inicial (Desk Review)

Após a submissão, o manuscrito é analisado pelo Editor-Chefe ou Editor Associado quanto a:

  • aderência ao escopo da RCCC;
  • conformidade ética;
  • atendimento às instruções da revista;
  • adequação às práticas de Ciência Aberta (preprint, dados, códigos e materiais subjacentes);
  • originalidade e verificação de similaridade;
  • estruturação e qualidade geral do texto.

Manuscritos fora do escopo, incompletos ou que contrariem normas éticas poderão ser recusados nesta etapa.

2.2. Seleção de Pareceristas

Cada manuscrito é avaliado por pelo menos dois pareceristas ad hoc, especialistas na temática do estudo.
Critérios de seleção incluem:

  • expertise acadêmica comprovada;
  • ausência de conflitos de interesse;
  • diversidade institucional e geográfica;
  • equilíbrio de gênero, conforme diretrizes SciELO;
  • histórico de integridade científica.

Quando necessário, um terceiro parecer pode ser solicitado.

2.3. Critérios Utilizados pelos Pareceristas

Na avaliação, os pareceristas consideram:

  • clareza da introdução e justificativa do estudo;
  • atualidade e relevância do referencial teórico;
  • rigor e adequação dos procedimentos metodológicos;
  • qualidade, transparência e reprodutibilidade dos dados;
  • disponibilidade/citação de dados, códigos e materiais subjacentes;
  • consistência e relevância dos resultados;
  • contribuição científica e originalidade do trabalho;
  • discussão crítica e fundamentada;
  • adequação das conclusões aos objetivos;
  • qualidade da redação e formatação conforme normas da RCCC.

2.4. Decisão Editorial

Com base nos pareceres, o editor responsável poderá decidir por:

  • aceitar o artigo;
  • solicitar revisões menores;
  • solicitar revisões maiores;
  • reenviar para nova rodada de avaliação;
  • rejeitar.

O processo poderá envolver múltiplas rodadas de revisão.

3. Preprints e Ciência Aberta

A RCCC aceita manuscritos previamente depositados em servidores de preprints confiáveis (ex.: SciELO Preprints, OSF, SSRN).

Nesses casos, os autores devem:

  • informar o DOI/URL do preprint no formulário de Ciência Aberta;
  • assegurar que a versão submetida está atualizada;
  • reconhecer que o anonimato total poderá não ser garantido, podendo ser utilizada avaliação simples-cega ou aberta.

4. Ciência Aberta, Preprints e Dados de Pesquisa

4.1 Declaração de Disponibilidade de Dados (obrigatória)

Em alinhamento às práticas de Ciência Aberta e aos princípios FAIR, todos os manuscritos devem incluir, ao final do texto, a seção Declaração de Disponibilidade de Dados, informando:

  • local de depósito dos dados, códigos e materiais utilizados na pesquisa;
  • DOI, URL ou número de acesso no repositório;
  • tipo de acesso: aberto, restrito, sob demanda ou impossibilitado (com justificativa ética ou legal);
  • identificação de quais materiais são compartilhados (dataset, scripts, questionários, códigos, anexos etc.).

4.1.1 Depósito de dados em repositórios externos

A RCCC recomenda o uso de repositórios de acesso aberto confiáveis, tais como:

  • SciELO Data
  • Zenodo
  • OSF
  • Figshare
  • Repositórios institucionais

4.1.2 Depósito pela RCCC no Zenodo (opção autorizada pelos autores)

Caso os autores optem no Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, a RCCC realizará o depósito dos dados, códigos e materiais subjacentes no repositório digital Zenodo, no momento da publicação do artigo.

Nessa modalidade:

  • Os autores autorizam a revista a depositar os arquivos;
  • O DOI do dataset será vinculado automaticamente ao DOI do artigo;
  • O conjunto de dados será disponibilizado sob licença definida pelos autores (preferencialmente CC-BY 4.0 ou equivalente);
  • O dataset constará nos metadados do artigo e na página de publicação.

4.2.3 Quando os dados não podem ser disponibilizados

São admitidas restrições somente em casos:

  • éticos;
  • legais;
  • sigilo contratual;
  • proteção de dados pessoais;
  • riscos à integridade de participantes ou instituições.

A justificativa deve ser apresentada claramente no manuscrito.

5. Ética, Integridade e Responsabilidades

Autores devem:

  • garantir originalidade e inexistência de submissão simultânea;
  • citar corretamente todas as fontes, dados e materiais;
  • declarar conflitos de interesse;
  • informar o uso de ferramentas de IA generativa no processo de elaboração;
  • observar as diretrizes do COPE;
  • assumir responsabilidade pelo conteúdo publicado.

Pareceristas devem:

  • atuar com imparcialidade, sigilo e ética;
  • emitir pareceres construtivos, claros e fundamentados;
  • declarar conflitos de interesse.

6. Revisão Linguística, Tradução e Preparação Final

Os artigos aprovados passam por:

  • revisão de linguagem no idioma original;
  • tradução e revisão para o inglês;
  • verificação final de conformidade com a Ciência Aberta.

7. Taxas

A RCCC não cobra taxas de submissão, processamento ou publicação (APCs).

 

8 Forma e Preparação de Manuscrito

8.1 Autoria e Submissão

  • O limite padrão é de até 5 autores. Para mais autores, solicitar autorização à editoria (revista@crcsc.org.br).
  • Os autores devem registrar nos metadados: nome, titulação, afiliação institucional, e-mail, telefone e ID ORCID obrigatório.
  • Todas as submissões devem ter todos os campos preenchidos.
  • A contribuição é original, inédita e não está sob avaliação em outro periódico.
  • Em submissões com múltipla autoria, cada autor deve preencher sua contribuição individual segundo a Taxonomia CRediT, incluída ao final do manuscrito.

8.2  Idiomas e Qualidade do Texto

A revista aceita manuscritos em:

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

A redação deve ser clara, concisa e tecnicamente precisa. A RCCC reserva-se o direito de realizar revisão gramatical para assegurar a qualidade da publicação, preservando o estilo dos autores.

8.3 Seção Artigos

Apresentação dos manuscritos

A estrutura do manuscrito deverá ser constituída na seguinte ordem:

  • Título do trabalho: O título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.
  • Resumo: Deverá ser incluído um resumo informativo com até 250 palavras, em um único parágrafo.
  • Palavras-chave: Na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área e, separados entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  • Abstract: Versão do resumo na língua do texto, para o idioma inglês.
  • Keywords: Até cinco descritores.
  • Introdução
  • Fundamentação Teórica
  • Procedimentos Metodológicos
  • Resultados
  • Conclusão
  • Declaração de Disponibilidade de Dados
  • Agradecimentos (opcional)
  • Referências
  • Declaração CRediT (quando houver mais de um autor)

8.3.1 Referências

  • De acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser relacionadas em ordem alfabética, no final do artigo, somente as citadas no texto.
  • Devem incluir literatura recente (preferencialmente dos últimos 5 anos).
  • Devem contemplar periódicos internacionais relevantes (Web of Science, Scopus, DOAJ, Emerald, EBSCO, Wiley, Taylor & Francis, Science Direct etc.), quando aplicável.
  • Devem incluir periódicos nacionais qualificados (SciELO, Spell, Sumários.org, Base Atena etc.).
  • Trabalhos com séries históricas devem utilizar dados atualizados até o ano mais recente disponível, ou justificar defasagens inevitáveis.
  • Todas as referências que possuírem DOI devem obrigatoriamente apresentar o DOI ao final da referência, o DOI deve aparecer em formato de link ativo, preferencialmente no padrão: https://doi.org/xxxxx

Exemplo:
SILVA, J.; OLIVEIRA, M. Título do artigo. Nome do Periódico, v. 10, n. 2, p. 50–65, 2024. https://doi.org/10.1234/abcd.2024.56789

8.3.2 Citações

  • Citações: de acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser indicadas, no texto, pelo sistema de chamada 'autor-data'. Ex: Souza (2016).

8.3.3 Formatação

  • Formato: Não exceder a 15 páginas (no mínimo de 8), incluindo as Referências, digitadas em um software compatível para Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:
  • a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (para textos) e de 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé);
  • b) Espaçamento: simples entre linhas;
  • c) Alinhamento: justificado (para os parágrafos);
  • d) Número de página: no canto superior direito;
  • e) Margens: direita e inferior = 2 cm; esquerda e superior = 2,5 cm;
  • f) Tamanho do papel: A4 (21,0 mm por 29,7 mm);
  • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo "quadro"). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com título, explicitando o que está sendo representado. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:

           Tabela 1
           Teste de Normalidade de Distribuição dos Dados

  • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos "ilustração", "gráfico", "organograma" etc.). O título deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:
    Figura 1
    Processos inerentes à institucionalização
  • As Tabelas, Figuras e Fórmulas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows.
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses.

       Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Normas APA para CITAÇÕES, REFERÊNCIAS, TABELAS E FIGURAS

Para acessar as normas detalhadas para Citações, Referências, Tabelas e Figuras de acordo com a APA (American Psychological Association) 7ª Edição clique aqui!

8.4 Seção Casos de Ensino

A estrutura do caso de ensino deve seguir as orientações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – ANPAD, no link: https://arquivo.anpad.org.br/diversos/regras_casos_ensino2011.pdf

  • Título do trabalho: O título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo.
  • Resumo: Deverá ser incluído um resumo informativo com até 250 palavras, em um único parágrafo.
  • Palavras-chave: Na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área e, separados entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  • Abstract: Versão do resumo na língua do texto, para o idioma inglês.
  • Keywords: Até cinco descritores.
  • Introdução
  • Corpo do Caso de Ensino
  • Notas de Ensino
  • Declaração de Disponibilidade de Dados
  • Agradecimentos (opcional)
  • Referências
  • Declaração CRediT (quando houver mais de um autor)

8.4.1 Referências

  • De acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser relacionadas em ordem alfabética, no final do artigo, somente as citadas no texto.
  • Devem incluir literatura recente (preferencialmente dos últimos 5 anos).
  • Devem contemplar periódicos internacionais relevantes (Web of Science, Scopus, DOAJ, Emerald, EBSCO, Wiley, Taylor & Francis, Science Direct etc.), quando aplicável.
  • Devem incluir periódicos nacionais qualificados (SciELO, Spell, Sumários.org, Base Atena etc.).
  • Trabalhos com séries históricas devem utilizar dados atualizados até o ano mais recente disponível, ou justificar defasagens inevitáveis.
  • Todas as referências que possuírem DOI devem obrigatoriamente apresentar o DOI ao final da referência, o DOI deve aparecer em formato de link ativo, preferencialmente no padrão: https://doi.org/xxxxx

Exemplo:
SILVA, J.; OLIVEIRA, M. Título do artigo. Nome do Periódico, v. 10, n. 2, p. 50–65, 2024. https://doi.org/10.1234/abcd.2024.56789

8.4.2 Citações

  • Citações: de acordo com a Norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição. Deverão ser indicadas, no texto, pelo sistema de chamada 'autor-data'. Ex: Souza (2016).

8.4.3 Formatação

  • Formato: Não exceder a 15 páginas (no mínimo de 8), incluindo as Referências, digitadas em um software compatível para Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:
  • a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12 (para textos) e de 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé);
  • b) Espaçamento: simples entre linhas;
  • c) Alinhamento: justificado (para os parágrafos);
  • d) Número de página: no canto superior direito;
  • e) Margens: direita e inferior = 2 cm; esquerda e superior = 2,5 cm;
  • f) Tamanho do papel: A4 (21,0 mm por 29,7 mm);
  • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo "quadro"). As Tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com título, explicitando o que está sendo representado. O título deve ser colocado acima da Tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:

           Tabela 1
           Teste de Normalidade de Distribuição dos Dados

  • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos "ilustração", "gráfico", "organograma" etc.). O título deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA) 7ª Edição.
    Exemplo:
    Figura 1
    Processos inerentes à institucionalização
  • As Tabelas, Figuras e Fórmulas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows.
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses.

       Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).

Normas APA para CITAÇÕES, REFERÊNCIAS, TABELAS E FIGURAS

Para acessar as normas detalhadas para Citações, Referências, Tabelas e Figuras de acordo com a APA (American Psychological Association) 7ª Edição clique aqui!

9. Identificação Persistente – DOI

Todos os artigos, casos de ensino e demais conteúdos publicados pela RCCC recebem obrigatoriamente um DOI (Digital Object Identifier).

O DOI será atribuído pela editoria no momento da publicação, e deve ser citado pelos autores sempre que o artigo for posteriormente referenciado.

Política de Privacidade

TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, assim como à legislação correlata à proteção de Dados Pessoais, manifesto-me de forma espontânea, informada, inequívoca e expressa no sentido de autorizar a REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL - RCCC a realizar o tratamento de meus Dados Pessoais para as finalidades e de acordo com as condições estabelecidas na Política de Privacidade. Abaixo:

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

Quando você realiza seu cadastro na RCCC do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, são coletados alguns dados pessoais para gestão das submissões e publicações de artigos. O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina preza pela segurança dos seus dados, pelo respeito à sua privacidade e pela transparência com você e, por isso, dedicamos este documento para explicar como os seus dados pessoais serão tratados pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e quais são as medidas que aplicamos para mantê-los seguros.

DADOS PESSOAIS COLETADOS:

Nome, Instituição/Afiliação, Telefone, E-mail, Endereço, País, ORCID.

COMO NÓS UTILIZAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS:

Os seus Dados Pessoais poderão ser utilizados pela RCCC para:

· 1. Enviar informações sobre processo de gestão editorial do artigo submetido;

· 2. Emitir certificados de publicação ou avaliação de artigos;

· 3. Alimentar relatórios internos sobre a RCCC;

· 4. Realizar a comunicação direta em casos de assistência;

· 5. Encaminhar e-mails no caso de publicação de artigos.

FORMA E DURAÇÃO DO TRATAMENTO:

Os dados coletados serão tratados durante o período em que o titular for considerado ativo em nosso cadastro.

O controlador de dados adotará todas as medidas necessárias para impedir o acesso não autorizado, divulgação indevida, alteração ou destruição não autorizada dos dados.

O processamento de dados é realizado utilizando computadores e/ou ferramentas de TI (tecnologia da informação) habilitadas, seguindo procedimentos organizacionais e meios estritamente relacionados aos fins indicados.

A RCCC poderá tomar decisões automatizadas com base em seus Dados Pessoais, sendo garantido ao titular do dado o direito de solicitar, por meio da Ouvidoria, a revisão dessas decisões.

ARMAZENAMENTO E SEGURANÇA DOS DADOS PESSOAIS:

A RCCC armazena seus dados de forma segura, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo a proteção e privacidade dos seus dados pessoais.

Seus dados pessoais serão mantidos durante todo o período em que você for considerado ativo em nosso cadastro. Após esse período, podemos armazenar os seus dados pessoais por um período adicional de cinco anos para fins de auditoria, a fim de possibilitar o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Faremos a retenção dos seus dados pelo prazo necessário, respeitando os prazos estabelecidos na legislação aplicável. Após prazo adicional e/ou prazo necessário de retenção para eventual cumprimento legal (art. 7º, inc. II da LGPD), os dados coletados serão devidamente eliminados.

CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE TRATAMENTO E ACESSO AOS DADOS, CORREÇÃO, BLOQUEIO, OPOSIÇÃO E ELIMINAÇÃO DE DADOS:

O titular do dado poderá solicitar, mediante requisição:

I - a confirmação da existência de tratamento;

II - o acesso aos seus dados pessoais;

III - a correção de seus dados pessoais, incompletos, inexatos ou desatualizados;

IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na legislação vigente;

V - portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;

VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da lei 13.709/2018;

VII – Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou o uso compartilhado de dados;

VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;

IX– revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º da Lei 13.709/2018;

Todas as requisições do titular dos dados poderão ser encaminhadas por meio do telefone (48) 3027-7006 ou desenvolvimento3@crcsc.org.br .

Pelo Canal de Atendimento à LGPD, poderá também: solicitar a eliminação de seus dados pessoais coletados e registrados pelo CRCSC ao término de sua finalidade de uso ou solicitar a revisão de decisões automatizadas.

Por fim e por pertinente, informamos que as atividades de tratamento de dados pessoais coletados na realização do cadastro na RCCC, efetivadas pelo CRCSC, observam a boa-fé e os demais princípios insculpidos na LGPD.

Assim, ciente de todas as implicações possíveis que decorrerão do tratamento de seus dados pessoais, ao aceitar o presente termo o usuário estará fornecendo o seu consentimento livre e esclarecido para o tratamento de seus dados pessoais tendo em vista as finalidades especificadas neste Termo de privacidade e consentimento livre e esclarecido.

Departamento de Desenvolvimento Profissional do CRCSC