A relevância do cliente para um escritório de contabilidade: uma abordagem à compreensão do capital intelectual - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n28p41-57

Autores

  • Thiago Souza Sena
  • Sergio Murilo Petri

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n28p41-57

Palavras-chave:

Capital Intelectual, Capital de Clientes, Contabilidade.

Resumo

A proposta deste artigo é evidenciar o impacto do cliente para um escritório de contabilidade, a relevância do cliente para um escritório de contabilidade à luz da concepção do capital intelectual, direcionando-o para uma das partes que o compõem, que é o capital de clientes. Diante dessa premissa, abordou-se sobre capital intelectual, sua composição e os principais modelos de mensuração. Este estudo é de caráter teórico-prático. Para tal, além da plataforma teórica, realizou-se um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviços contábeis, em que se aplicou o método proposto por K. E. Sveiby. Como procedimento metodológico, utilizou-se o estudo de caso, por se tratar de uma aplicação em um escritório de contabilidade apenas. Os resultados obtidos demonstraram que a empresa de prestação de serviços contábeis identificou os clientes considerados: (i) estratégicos, em caso de um desses deixar de ser cliente afeta a outros clientes; (ii) táticos, pelo fato de o escritório não desenvolver estratégias para atrair novos clientes, alguns poucos que aparecem são resultados de indicações de outros clientes; (iii) operacionais, pode-se considerar aqueles clientes cativos que geram grande quantidade de serviços, mas que, se viessem a sair, o escritório não sofreria prejuízo e (iv) o programa de desenvolvimento de medição dos clientes, que, no momento, identificou quais suas metas para o futuro e que ações poderiam ser tomadas para alcançar tais objetivos.

Biografia do Autor

Thiago Souza Sena

Pós-Graduado em Contabilidade pela Universidade Gama Filho - UGF (2010) com Área de Concentração em Planejamento Tributário; Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade
do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007); Cursa MBA Executivo com ênfase em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Gama Filho - UGF. É atualmente Contador da A & A Contadores Associados SS Ltda e Professor dos cursos de Ciências Contábeis da FASC e Administração da IES.

Sergio Murilo Petri

Contador, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil.

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

Sena, T. S., & Petri, S. M. (2011). A relevância do cliente para um escritório de contabilidade: uma abordagem à compreensão do capital intelectual - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n28p41-57. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 10(28), p. 41–57. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n28p41-57

Edição

Seção

Artigos