Balanced Scorecard em uma Instituição de Ensino Superior: uma Proposta de Modelo para Gestão Estratégica

Autores

  • David da Silva Ulyssea
  • Cristina Martins
  • Jonas Duarte da Silva
  • Pollyanna Gerola Giarola
  • Carlos Rogério Montenegro de Lima UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p28-47

Palavras-chave:

Balanced Scorecard, Mapa Estratégico, Indicadores, Instituições de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um modelo para a gestão estratégica organizacional de Instituições de Ensino Superior, por meio da estruturação de um Balanced Scorecard (BSC) - ferramenta eficaz que traduz a visão e a estratégia organizacional em metas operacionais. Ressalta-se que embora as perspectivas originais sugeridas por Kaplan e Norton (1997) sejam as mais utilizadas, algumas IES geram perspectivas diferenciadas, como a perspectiva Sociedade no caso da Faculdade Alfa (nome fictício), particularmente aqui estudada. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos se considera exploratória. As estratégias de pesquisa utilizadas foram bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de estudo observacional, bem como de fontes secundárias. Os resultados da pesquisa indicam que: (i) as estratégias da instituição estão traduzidas em iniciativas e ações, por meio da ferramenta BSC; (ii) a instituição traduziu os objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional em metas operacionais e (iii) o mapeamento da instituição desenvolvido por meio da metodologia BSC gerou uma visão holística e alinhada das estratégias desdobrando-as até seu nível operacional.

Biografia do Autor

David da Silva Ulyssea

Graduado em Administração pela Faculdades Assesc Florianópolis.

Cristina Martins

Mestranda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Bolsista CAPES. 

Jonas Duarte da Silva

Mestrando em Administração - UNISUL (2011); Pós-Graduado em Finanças (UFSC - 2001) e Administração Estratégica (Unisul - 2003) com Graduação em Economia (UFSC - 1983). Controller - Empresa Schaefer Yachts - Florianópolis. Professor e Consultor - ênfase em Administração Financeira, Custos Industriais e Controladoria. 

Pollyanna Gerola Giarola

Mestranda em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Bolsista CAPES.

Carlos Rogério Montenegro de Lima, UNISUL

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Downloads

Publicado

2013-07-23

Como Citar

Ulyssea, D. da S., Martins, C., Silva, J. D. da, Giarola, P. G., & Lima, C. R. M. de. (2013). Balanced Scorecard em uma Instituição de Ensino Superior: uma Proposta de Modelo para Gestão Estratégica. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(35), p. 28–47. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p28-47

Edição

Seção

Artigos