O Perfil esperado de um Professor de Contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal

Autores

  • Jacqueline Elene de Faria Tolentino Universidade de Brasília
  • Rosane Maria Pio da Silva Universidade de Brasília
  • Abimael de Jesus Barros Costa Universidade de Brasilia
  • Luiz Medeiros de Araujo Neto Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p9-20

Palavras-chave:

Competências docentes, Educação contábil, Educação contábil em Portugal.

Resumo

Na Europa a Declaração de Bolonha possibilitou a integração entre os 30 Estados-Membros, facilitando o ingresso no ensino superior e também ampliando as oportunidades de intercâmbio entre as universidades. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos alunos portugueses quanto à competência necessária ao julgamento de um bom professor. Justifica-se o estudo face à necessidade constante de formar melhores Contadores e logo, também, melhores professores da área Contábil. Para a concretização deste trabalho, foi aplicado um questionário a 127 alunos de uma instituição de ensino localizada na Cidade de Barcelos, no distrito de Braga. O questionário buscou mensurar a importância de cinco competências, atribuídas pelos alunos aos docentes, combinados de maneira a formar doze perfis distintos. Foi concluído que a competência docente e experiência de mercado são os atributos de melhor e pior avaliação. Já, quanto ao perfil, um "bom professor", no julgamento dos respondentes, é aquele docente que possui uma boa didática, um próximo relacionamento com os alunos, muita experiência de mercado, pouca exigência e amplo conhecimento teórico.

Biografia do Autor

Jacqueline Elene de Faria Tolentino, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília.

Rosane Maria Pio da Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Professora Assistente do departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília.

Abimael de Jesus Barros Costa, Universidade de Brasilia

Doutorando em Transportes pela Universidade de Brasília. Professor Assistente do departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília.

Luiz Medeiros de Araujo Neto, Universidade de Brasília

Mestrando em Administração (Finanças) pela Universidade de Brasília. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2014-08-13

Como Citar

Tolentino, J. E. de F., Silva, R. M. P. da, Costa, A. de J. B., & Araujo Neto, L. M. de. (2014). O Perfil esperado de um Professor de Contabilidade: uma análise a partir dos estudantes da cidade de Barcelos – Portugal. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 13(39), p. 09–20. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v13n39p9-20

Edição

Seção

Artigos