Relatório Modificado de auditoria: análise pré e pós-convergência aos padrões internacionais de contabilidade

Autores

  • Adalene Olivia Silvestre Unisinos
  • Kélim Bernardes Sprenger Unisinos
  • Clóvis Antônio Kronbauer Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n44p75-85

Palavras-chave:

Auditoria, Convergência, Relatório de Auditoria Independente.

Resumo

Em uma realidade negocial internacionalizada, a divulgação de informações adequadas, transparentes e comparáveis se tornou essencial, concedendo grande importância às normas internacionais de contabilidade. A realização de auditoria independente e a consequente emissão de seu relatório conferem às demonstrações contábeis maior credibilidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo verificar quais são os principais motivos que ocasionam a emissão de relatório de auditoria independente (RAI) modificado, nas empresas listadas no segmento tradicional da BM&FBOVESPA, no período pré e pós-convergência aos padrões internacionais de contabilidade. Para atender ao objetivo, analisou-se os RAI emitidos entre os anos de 2004 a 2007, período pré-convergência, e os anos de 2010 a 2013, período pós-convergência. Foram coletados os RAI das 250 empresas listadas no segmento tradicional da BM&FBOVESPA, das quais 184 apresentaram os RAI referentes a todos os exercícios, foco do estudo, totalizando 1.472 relatórios. Do total dos RAI analisados 206 apresentaram modificações. Sobre esses, realizou-se análise dos motivos que justificaram a modificação e buscou-se a relação existente entre os motivadores do período pós-convergência e as normas internacionais. Os principais resultados demonstram que os motivos predominantes no período pré-convergência são investimentos e tributos; já no período pós-convergência são investimentos e continuidade. Quanto à relação entre os motivadores do período pós-convergência e as alterações trazidas pelas normas internacionais, verificou-se que do total de 213 motivadores, 36 referem-se às alterações, principalmente devido a teste de impairment, arrendamento mercantil, intangível e empréstimos e financiamentos.

Biografia do Autor

Adalene Olivia Silvestre, Unisinos

Mestranda do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Endereço: Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei | 93.022-750 | São Leopoldo/RS | Brasil.

Kélim Bernardes Sprenger, Unisinos

Mestranda do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Endereço: Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei | 93.022-750 | São Leopoldo/RS | Brasil.

Clóvis Antônio Kronbauer, Unisinos

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidad de Sevilla - España. É professor do PPG em Ciências Contábeis (Mestrado e Doutorado) e dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Endereço: Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei | 93.022-750 | São Leopoldo/RS | Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-06

Como Citar

Silvestre, A. O., Bernardes Sprenger, K., & Kronbauer, C. A. (2016). Relatório Modificado de auditoria: análise pré e pós-convergência aos padrões internacionais de contabilidade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 15(44), p. 75–85. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n44p75-85

Edição

Seção

Artigos