Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial

Marcia Athayde Moreira, Nadson Jaime Ferreira Alves, Tales Andreassi, Jorge Guilherme Rodrigues Braga

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o alcance da utilização de práticas intervencionistas em sala de aula de Graduação do curso superior em Ciências Contábeis na sensibilização de estudantes para o uso de instrumentos contábeis aliados ao aconselhamento empresarial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório, realizada no âmbito da aprendizagem experiencial, com alunos da Graduação em Ciências Contábeis de uma IES Pública em um período de três meses. Os resultados mostraram-se satisfatórios, o processo de sensibilização foi completo, no qual estudantes de contabilidade puderam vivenciar a dura realidade dos pequenos empreendedores, destacando a grande contribuição que a Ciência Contábil pode oferecer. Assim, conclui-se com essa pesquisa que: a educação empreendedora é efetiva e possui potencial de desenvolver competências desejáveis em jovens em formação; a aprendizagem experiencial pode ser utilizada com sucesso no âmbito da educação empreendedora; a discussão sobre a educação empreendedora e o desenvolvimento de pequenas empresas brasileiras precisa envolver a contabilidade; e a combinação de educação empreendedora e prática experiencial pode reestruturar a prática docente com metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Educação empreendedora; Contabilidade empreendedora; Práticas intervencionistas; Aprendizagem experiencial; Ciências Contábeis.

Texto completo:

PDF PDF (English) EPUB

Referências


Arasti, Z., Falavarjani, M. K., & Imanipour, N. (2012). A study of teaching methods in entrepreneurship education for graduate students. Higher Education Studies, 2(1), 110. doi:10.5539/hes.v2n1p2

Araujo, G. F. de, & Davel, E. P. B. (2018). Educação empreendedora: avanços e desafios. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, 6(3), 47-68. doi:10.32888/cge.v6i3.12767

Athayde, M., & Carvalho, L. E. Jr. (2012). Perfil empreendedor de empresários contábeis: um estudo com profissionais de Minas Gerais. Anais do Congresso Brasileiro de Contabilidade, Belém, PA, Brasil, 19.

Blenker, P., Elmholdt, S. T., Frederiksen, S. H., Korsgaard, S., & Wagner, K. (2014). Methods in entrepreneurship education research: a review and integrative framework. Education +Training, 56(8/9), 697-715. doi: 10.1108/ET-06-2014-0066

Bennett, R. J., & Robson, P. J. A. (2005). The adviser-SME client relationship: impact, satisfaction and commitment. Small Business Economics, 25, 255-271. doi:10.1007/s11187-003-6459-3

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40. doi: 10.5433/1679-0359.2011v32n1p25

Blackburn, R. A., Carey, P., & Tanewski, G. (2010). Business advice to SMEs: professional competence, trust and ethics. The Association of Chartered Certified Accountants. Recuperado em 28 Agosto, 2018, de http://www.accaglobal.com/pk/en/technical-activities/technical-resources-search/2010/june/trust-and-ethics.html

Blackburn, R., Carey P., & Tanewski, G. (2018). Business advice by accountants to SMEs: relationships and trust. Qualitative Research in Accounting & Management, 15(3), 358-384. doi:10.1108/QRAM-04-2017-0022

Bauman, Z. (2009). Os desafios da educação: aprender a caminhar sobre areias movediças. Cadernos de Pesquisa, 39(137).

Brants, J. B., Oliveira, C. S. de, Casemiro, I. P., Licório, A. M. O., & Reboli, R. C. (2015). Empreendedorismo acadêmico no curso de administração da UNIR. Revista Pretexto, 16(2), 59-74. doi:10.21714/pretexto.v16i2.2368

Cardoso, L. L., Bernardo, W. S., Moreira, M. A. (2019). Elementos da contribuição da contabilidade para a sobrevivência de micro e pequenas empresas. Revista de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis, 4(2), 75-94.

Carey, P. J. (2015). External accountants’ business advice and SME performance. Pacific Accounting Review, 27(2), 166-188. doi:10.1108/PAR-04-2013-0020

Carey, P. J., & Tanewski, G. (2016). The provision of business advice to SMEs by external accountants. Managerial Auditing Journal, 31(3), 290-313. doi:10.1108/MAJ-12-2014-1131

Cherry, M. (2016). Accounting for trust: a conceptual model for the determinants of trust in the Australian Public Accountant – SME client relationship. Australasian Accounting, Business and Finance Journal, 10(2), 2016, 3. doi:10.14453/aabfj.v10i2.2

Cherry, M., McGrath, D., & Baumann, C. (2018). Client intimacy & performance advice: determinants of trust in the public accountant – SME client relationship. Australasian Accounting, Business and Finance Journal, 12(1), 3-32. doi:10.14453/aabfj.v12i1.2

Cheung, C. K., & Au, E. (2010). Running a small business by students in a secondary school: its impact on learning about entrepreneurship. Journal of Entrepreneurship Education, 13, 45-64.

Crepaldi, S. A. (2008). Contabilidade gerencial: teoria e prática (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Degen, R. (2005). O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial (8a ed.). São Paulo: McGraw-Hill.

DeTienne, D. R., & Chandler, G. N. (2004) Opportunity identification and its role in the entrepreneurial classroom: A pedagogical approach and empirical test. Academy of Management Learning & Education, 3(3), 242-257.

Diesel, A., Baldez, A. L. S., & Martins, S. N. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268-288. doi: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Edokpolor, J. E., & Somorin, K. (2017). Entrepreneurship education programme and its influence in developing entrepreneurship key competencies among undergraduate students. Problems of Education in the 21 Century, 75(2), 144-156.

Edelman, L. F., Manolova, T. S., & Brush, C. G. (2008). Entrepreneurship education: correspondence between practices of nascent entrepreneurs and textbook prescriptions for success. Academy of Management Learning & Education 7(1), 56-70.

Elmuti, D., Khoury, G., & Omran, O. (2012). Does entrepreneurship education have a role in developing entrepreneurial skills and venture’s effectiveness? Journal of Entrepreneurship Education, 15(1) 83-98. Recuperado em 20 Março, 2019, de http://hdl.handle.net/20.500.11889/2670

Fayolle, A., & Liñán, F. (2014). The future of research on entrepreneurial intentions. Journal of Business Research, 67(5): 663-666. doi: 10.1016/j.jbusres.2013.11.024

Fiet, J. O. (2001) The theoretical side of teaching entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 16(1): 1-24.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa (3a ed.). Porto Alegre: Artmed.

Graevenitz, G. V., Harhoff, D., & Weber, R. (2010). The effects of entrepreneurship education. Journal of Economic Behavior & Organization, 76, Issue 1, 90-112. doi:10.1016/j.jebo.2010.02.015

Guimarães, J. C., & Lima, M. A. M. (2016). Empreendedorismo educacional: reflexões para um ensino docente diferenciado. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(2), 34-49. doi: 10.12712/rpca.v10i2.715

Higgins, D., Smith, K., & Mirza, M. (2013). Entrepreneurial education: eeflexive approaches to Entrepreneurial Learning in Practice. Journal of Entrepreneurship, 22, 135-160. doi:10.1177/0971355713490619

Hood, J. N., & Young, J. E. (1993) Entrepreneurship’s requisite areas of development: a survey of top executives in successful entrepreneurial firms. Journal of Business Venturing 8(2), 115-135.

Ilander, G. P. B. (2010). The use of feature films to promote entrepreneurship. International Journal Information and Operation Management Education, 3(3), 284-302. doi:10.1504/IJIOME.2010.033551

Jhonstone, L., Monteiro, M. P., Ferreira, I., Westerlund, J., Aalto, R., & Marttinen, J. (2018). Language ability and entrepreneurship education: necessary skills for europe’s start-ups? Journal of International Entrepreneurship, 16, Issue 3, 369-397, doi:10.1007/s10843-018-0230-y

Kamyabi, Y., & Devi, S. (2011). Use of professional accountants’ advisory services and its impact on SME performance in an emerging economy: a resource-based view. J. Mgmt. & Sustainability, 1(1), 43-55. doi:10.5539/jms.v1n1p43

Kirsten, E., Vermaak, F., & Wolmarans, H. (2015). Performance measurement in small and medium enterprises: South African accountants’ view. Journal of Economic and Financial Sciences, 8(1), 13-34. Recuperado em 31 Agosto, 2018, de http://hdl.handle.net/10520/EJC170575

Knotts, T. L. (2011). The SBDC in the classroom: providing experiential learning opportunities at different entrepreneurial stages. Journal of Entrepreneurship Education, 14, 25-38.

Kolb, David A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Krakauer, P. V. C., Santos, S. A., & Almeida, M. I. R. (2017). Teoria da aprendizagem experiencial no ensino de empreendedorismo: um estudo exploratório. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(1), 101-127. doi:10.14211/regepe.v6i1.353

Laffin, M. (2009). Ensino da contabilidade: componentes e desafios. Contabilidade Vista & Revista, 13(3), 09-20.

Laffin, M. (2015) Graduation in accounting sciences – emphasis on competences: contributions to the debate. Education Policy Analysis Archives, 23(78). doi:10.14507/epaa.v23.1844

Lautenschläger, A., & Haase, H. (2011). The myth of entrepreneurship education: seven arguments against teaching business creation at universities. Journal of Entrepreneurship Education, 14(1), 147-161.

Leal, E. A., Miranda, G. J., & Nova, S. P. d. C. C. (2017). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando técnicas de metodologias ativas de aprendizagem (1a ed.). São Paulo: Atlas Gen.

Lima, E., Nassif, V. M. J., Lopes, R. M. A., & Silva, D. (2014). Entrepreneurship higher education and students’ entrepreneurial intentions in Brazil – Report on the Brazilian GUESSS 2013-2014 [Working Paper Nº 2014-05]. Grupo de Estudo sobre Administração de Pequenas Organizações e Empreendedorismo. São Paulo, Brasil.

Lima, E., Lopes, R. M., Nassif, V., & Silva, D. (2015). Opportunities to improve entrepreneurship education: contributions considering Brazilian challenges. Journal of Small Business Management, 53(4), 1013-1051. doi:10.1111/jsbm.12110

Loi, M., Castriotta, M., & Guardo, M. C. Di. (2016). The theoretical foundations of entrepreneurship education: How co-citations are shaping the field. International Small Business Journal, 34(7), 948-971. doi:10.1177/0266242615602322

Mahamid, I. (2012). Factors affecting contractor’s business failure: contractors’ perspective. Engineering, Construction and Architectural Management, 19(3), 269-285.

Matias, M. A., Colares, A. C. V., Rocha, P. M., & Carvalho, L. E. Jr. (2013). O ensino de empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 12(35), 63-78.

Matias, M., & Martins, G. (2012). Educação Empreendedora em Contabilidade. Revista Brasileira De Contabilidade, (193), 40-53. Recuperado de http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/975

Matos, W. A. (2018). Educação empreendedora: sua importância como fator de redução da mortalidade precoce das micro e pequenas empresas. Revista Educação-UNG-Ser, 12(2), 24-30.

Morris, M. H., Webb, J. W., Fu, J., & Singhal, S. (2013). A competency-based perspective on entrepreneurship education: conceptual and empirical insights. Journal of Small Business Management, 51(3), 352-369.

Neck, H. M., & Greene, P. G. (2011). Entrepreneurship education: known worlds and new frontiers. Journal of Small Business Management 49(1), 55-70.

Passoni, P., & Glavam, R. F. (2018). Entrepreneurial intention and the effects of entrepreneurial education: differences among management, engineering, and accounting students. International Journal of Innovation Science, 10(1), 92-107. doi:10.1108/IJIS-05-2017-0042

Peterson, R. T., & Limbu, Y. (2010). Student characteristics and perspectives in entrepreneurship courses: a profile. Journal of Entrepreneurship Education, 13(1), 65-83.

Pedroso, F., Brito, F., & Caggy. R.C. (2017). Avaliação do perfil empreendedor de estudantes em uma faculdade confessional: estratégias, resultados e limitações na criação de uma cultura universitária empreendedora. Revista Formadores – Vivências e Estudos, 10(6), 24-44.

Rideout, E. C., & Gray, D. O. (2013). Does entrepreneurship education really work? A review and methodological critique of the empirical literature on the effects of university-based entrepreneurship education. Journal of Small Business Management, 51(3), 329-351. doi:10.1111/jsbm.12021

Rocha, E. L., & Freitas, A. A. F. (2014). Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração contemporânea, 18(4), 465-486. doi: 10.1590/1982-7849rac20141512

Rocha, E. L., Bacchi, G. A., Guerra, D. S., Rôla, E. M. R. Jr., & Pinheiro, D. R. D. C. (2011). Ensino de empreendedorismo nos cursos presenciais de graduação em administração em fortaleza: um estudo dos conteúdos e instrumentos pedagógicos. Administração: Ensino e Pesquisa, 12(3), 393-414.

Rodrigues, S. C. M., Melo, M. C. O. L., & Lopes, A. L. M. (2014). Ensino do empreendedorismo sob a ótica de alunos e professores do curso de Administração de uma instituição de ensino superior (IES) privada em Minas Gerais. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, 7(2), 198-220. doi:10.5007/1983-4535.2014v7n2p198

Ruskovaara, E., Pihkala, T., Rytkölä, T., & Seikkula-Leino, J. (2010). Studying teachers’ teaching methods and working approaches in entrepreneurship education. Proceedings of the ESU Conference, Tartu, Estonia, 22.

Samujh, R. H., & Devi, S. S. (2008). Professional accountants enabling SMEs reach their potential. In International Colloquium on Asian Business, 1-25. Recuperado em 18 Agosto, 2018, de https://www.researchgate.net/profile/Helen_Samujh/publication/228976825_Professional_accountants_enabling_SMEs_reach_their_potential/links/54c6b05b0cf289f0cecbe103/Professional-accountants-enabling-SMEs-reach-their-potential.pdf

Santos, L. C. B. dos, Vasconcelos, F. N. P., Colares, A. C. V., & Moreira, M. A. (2015). Profissionais da contabilidade engajados no auxílio gerencial às micros e pequenas empresas brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, 210, 56-69. Recuperado em 30 Junho, 2018, de http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1216

Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas. (2014). Pesquisa causa mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. São Paulo. Recuperado de http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf

Shepherd, D. A. (2004) Educating entrepreneurship students about emotion and learning from failure. Academy of Management Learning & Education 3(3): 274-287.

Silva, J. F. da, & Pena, R. P. M. (2017). O “bê-á-bá” do ensino em empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. REGEPE – Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(2), 372-401. doi:10.14211/regepe.v6i2.563

Solomon, G.T., Duffy, S., & Tarabishy, A. (2002). The state of entrepreneurship education in the united states: a nationwide survey and analysis. International Journal of Entrepreneurship Education, 1(1), 65-86.

Tracey, P., & Phillips, N. (2007) The distinctive challenge of educating social entrepreneurs: A postscript and rejoinder to the special issue on entrepreneurship education. Academy of Management Learning & Education, 6(2), 264-271.

Vieira, S. F. A., Melatti, G. A., Oguido, W. S., Pelisson, C., & Negreiros, L. F. (2013). Ensino de empreendedorismo em cursos de Administração: um levantamento da realidade Brasileira. Revista Ensino e Pesquisa em Administração, 12(2), 93-114.

Yusoff, M. N. H. B., Zainol, F. A., & Ibrahim, M. D. B. (2015). Entrepreneurship education in Malaysia’s public institutions of higher learning: a review of the current practices. International Education Studies, 8(1), 17-28. doi:10.5539/ies.v8n1p17




DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220202896

Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, SC, Brasil. ISSN: 2237-7662


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional