Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220202896

Palavras-chave:

Educação empreendedora, Contabilidade empreendedora, Práticas intervencionistas, Aprendizagem experiencial, Ciências Contábeis.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o alcance da utilização de práticas intervencionistas em sala de aula de Graduação do curso superior em Ciências Contábeis na sensibilização de estudantes para o uso de instrumentos contábeis aliados ao aconselhamento empresarial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório, realizada no âmbito da aprendizagem experiencial, com alunos da Graduação em Ciências Contábeis de uma IES Pública em um período de três meses. Os resultados mostraram-se satisfatórios, o processo de sensibilização foi completo, no qual estudantes de contabilidade puderam vivenciar a dura realidade dos pequenos empreendedores, destacando a grande contribuição que a Ciência Contábil pode oferecer. Assim, conclui-se com essa pesquisa que: a educação empreendedora é efetiva e possui potencial de desenvolver competências desejáveis em jovens em formação; a aprendizagem experiencial pode ser utilizada com sucesso no âmbito da educação empreendedora; a discussão sobre a educação empreendedora e o desenvolvimento de pequenas empresas brasileiras precisa envolver a contabilidade; e a combinação de educação empreendedora e prática experiencial pode reestruturar a prática docente com metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Marcia Athayde Moreira, Universidade da Amazônia e Universidade Federal do Pará

Universidade da Amazônia e Universidade Federal do Pará. Endereço: Rua Augusto Correa, 1 | Guamá | 66075-110 | Pará/PA | Brasil.

Nadson Jaime Ferreira Alves, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará. Endereço: Rua Augusto Correa, 1 | Guamá | 66075-110 | Pará/PA | Brasil.

Tales Andreassi, Fundação Getúlio Vargas

Fundação Getúlio Vargas. Endereço: Av. 9 de julho, no. 2029, Ed. John F. Kennedy | Bela Vista | 01313-902 | São Paulo/SP | Brasil.

Jorge Guilherme Rodrigues Braga, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará. Endereço: Rua Augusto Correa, 1 | Guamá | 66075-110 | Pará/PA | Brasil.

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Moreira, M. A., Alves, N. J. F., Andreassi, T., & Braga, J. G. R. (2020). Educação Empreendedora em Contabilidade: da Teoria à Aprendizagem Experiencial. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220202896

Edição

Seção

Artigos