Investigação da presença de elementos da avaliação de desempenho na geração de aprendizagem organizacional: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220203047

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Aprendizagem organizacional, Elementos geradores de aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa investigou a presença dos elementos da Avaliação de Desempenho (AD) na geração de Aprendizagem Organizacional, pela percepção dos envolvidos no processo. Trata-se de um estudo de caso, com entrevistas de três pessoas diretamente envolvidas com o desenho, implementação, uso e retroalimentação do sistema. As entrevistas semiestruturadas foram orientadas pela literatura de base que aponta a presença dos elementos. Analisando as falas dos entrevistados, verifica-se que o sistema de AD foi construído num ciclo contínuo de reflexão, visto que as experiências de planejamento estratégico anteriores não prosperaram. Pela percepção dos entrevistados o sistema possibilitou à organização se dar conta da realidade, detectar e corrigir problemas existentes e, antes, não conhecidos. Assim, pode-se pensar em ações de melhorias. Ademais, ficou evidente que a comunicação permeou todo o processo de AD, pois explicitou o que se desejava com a construção de métricas e direcionou o estabelecimento de metas. Estas, fomentaram a utilização das informações para gestão e garantiram feedback oportuno, permitindo a comparação dos resultados obtidos com aqueles esperados, definidos pelas metas colocadas. Esse feedback proporcionou a participação de todos os envolvidos, fazendo com que a organização pudesse verificar o alcance dos seus objetivos estratégicos, periodicamente retroalimentar o sistema, revisando sua estratégia, e rever suas crenças, comportamentos e ações, tornando a organização mais preparada para as mudanças ambientais. Por fim, pode-se concluir que a aprendizagem é percebida pelos gestores quando conseguem evidenciar o que a organização desejava atingir, refletir sobre a adequação dos objetivos perseguidos e demonstrar que a colaboração se dá em aperfeiçoar rotinas já desenvolvidas na organização. Também quando conseguem identificar o que é importante mensurar, parametrizar as metas, com esses dados, e instrumentalizar o feedback, de forma que possibilite analisar os resultados, comparando-os com as metas estabelecidas. E sobretudo, quando é possível confiar nas informações para balizar decisões.

Biografia do Autor

Sandra Mara Iesbik Valmorbida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Endereço: Via do Conhecimento, Km 1| Fraron | 85503-390 | Pato Branco /PR | Brasil.

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Endereço: Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/nº | Trindade | 88040-900| Florianópolis/SC | Brasil.

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

Valmorbida, S. M. I., & Ensslin, S. R. (2020). Investigação da presença de elementos da avaliação de desempenho na geração de aprendizagem organizacional: um estudo de caso. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220203047

Edição

Seção

Artigos