Responsabilidade social e balanço social: prestação de contas à sociedade

Autores

  • Maria das Graças Vieira

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v7n19p9-16

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Balanço Social, Stakeholders

Resumo

Hoje, a responsabilidade social é uma das formas de gestão dos negócios empresariais, de tal maneira que se torna responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui capacidade de ouvir interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, consumidores, governo e meio ambiente) e de conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender aos desejos de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários. Empregar os valores éticos no cotidiano profissional, num processo de gestão baseado nos princípios de desenvolvimento sustentável e do Triple Botton Line, aprofundando o relacionamento com os stakeholders, adicionando valor à sociedade e preservando o meio ambiente, constituem, atualmente, alguns outros fatores a serem incluídos no processo estratégico das organizações. A sociedade está consciente do seu papel nas organizações e exige não só qualidade e preço, mas também o comprometimento com as questões sociais. Neste sentido, a ciência contábil desenvolveu um modelo de prestação de contas da empresa para com a sociedade, o Balanço Social, que se encaixa perfeitamente como um instrumento estratégico de desenvolvimento corporativo frente à globalização do mercado.

 

Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira

Contadora, Mestre em Administração Financeira e Doutora em Educação – UFPB. Professora e Coordenadora Pedagógica das Faculdades ASPER e FAP em João Pessoa/Pb. Autora do livro “A ética na profissão contábil” pela editora IOB -Thomson, São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2008-04-04

Como Citar

Vieira, M. das G. (2008). Responsabilidade social e balanço social: prestação de contas à sociedade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 7(19), p. 09–16. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v7n19p9-16

Edição

Seção

Artigos