Avaliação da produtividade dos ativos: estudo de caso em empresa distribuidora de combustíveis

Autores

  • Marluce Lembeck
  • Rodney Wernke

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n12p33-50

Palavras-chave:

Estudo de Caso, ROI, ROA, EVA.

Resumo

Em ambientes de competição acirrada, como os encontrados atualmente, cada vez mais os administradores têm sido exigidos no sentido de otimizar o retorno do capital investido pelos acionistas. Nessa direção, este artigo comenta sobre a relevância da avaliação da produtividade dos ativos e evidencia como isso pode ser efetuado pela utilização de três indicadores baseados em demonstrativos contábeis: ROI (Retorno sobre o Investimento), ROA (Retorno sobre Ativos) e EVA (Valor Econômico Agregado). Para tanto, após mencionar as razões pelas quais essa avaliação deve ser realizada, por intermédio de uma revisão da literatura, evidencia-se os conceitos relacionados, as possibilidades de cálculo, as vantagens e as limitações inerentes aos três parâmetros de análise em questão. Posteriormente relata-se, em detalhes, estudo de caso realizado em empresa que atua no segmento de distribuição de combustíveis, em que foram aplicados os três indicadores citados e interpretou-se os resultados alcançados no período, sob a óptica de cada uma. Conclui-se que a organização enfocada teve um desempenho inadequado no ano avaliado.

Biografia do Autor

Marluce Lembeck

Contadora, com especialização em Contabilidade Gerencial (Unisul), em Gestão Empresarial (FGV) e professora universitária (Unisul).

Rodney Wernke

Contador, Doutor em Engenharia de Produção (UFSC) e professor universitário (Unisul).

Downloads

Publicado

2005-12-01

Como Citar

Lembeck, M., & Wernke, R. (2005). Avaliação da produtividade dos ativos: estudo de caso em empresa distribuidora de combustíveis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 4(12), p. 33–50. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v4n12p33-50

Edição

Seção

Artigos