Valoração Econômica Ambiental: um estudo analítico e teórico dos métodos e suas multi-aplicabilidades

Autores

  • Pedro dos Santos Portugal Júnior Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG e Unicamp
  • Nilton dos Santos Portugal Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG e Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Gustavo Andrade Abreu Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n33p22-34

Palavras-chave:

Meio ambiente. Valoração econômica ambiental. Multi-aplicabilidade de métodos.

Resumo

O desenvolvimento sustentável, nos dias atuais, age diretamente nas decisões administrativas e econômicas dos agentes da sociedade. Baseado neste fato o presente estudo tem por objetivo geral analisar teoricamente alguns métodos de valoração econômica ambiental, suas características e aplicações. De maneira específica pretende-se demonstrar a possibilidade de aplicar tais métodos de uma forma múltipla para uma valoração ambiental mais profunda e completa, somando-se a isso a apresentação de dois novos métodos desenvolvidos pelos autores desse artigo que complementam outros já existentes. O contexto abordado permeia inicialmente os fatores de produção e suas características específicas, passando posteriormente a analisar os componentes do valor econômico total dos recursos naturais, em seguida são abordados alguns métodos de valoração econômica ambiental e ao final apresenta-se a possibilidade de aplicar diferentes métodos para a análise ambiental de um mesmo caso específico. Utiliza-se o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica como forma de atingir os objetivos traçados. Trata-se de uma pesquisa de nível teórico e exploratória. O estudo permite concluir positivamente sobre a possibilidade de multi-aplicabilidade de métodos de valoração de danos ambientais como forma de tornar essa análise mais abrangente e completa. Os resultados apontaram ainda que os novos métodos apresentados permitem uma análise ambiental pormenorizada e com fundamentos matemáticos mais profundos. Soma-se a isso o fato de que o principal complicador da utilização do sistema de multiaplicabilidade é a determinação dos níveis de ponderação dos diferentes métodos adotados na análise ambiental, o que deverá ser feita considerando-se as especificidades dos danos ambientais analisados e as informações disponíveis, necessitando-se para isso de novos estudos sobre essa temática.

Biografia do Autor

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG e Unicamp

Economista, especialista em Gestão de Negócios pela FACECA Varginha e mestre em Desenvolvimento Econômico pelo IE/Unicamp. Professor de graduaçao e especialização do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Nilton dos Santos Portugal, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG e Universidade Federal de Lavras - UFLA

Administrador, MBA em Finanças e mestre em Administração pela FACECA Varginha. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor de graduaçao e especialização do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Gustavo Andrade Abreu, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Administrador e especialista em marleting pela Fundação Dom Cabral. Professor de graduaçao e especialização do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

dos Santos Portugal Júnior, P., dos Santos Portugal, N., & Andrade Abreu, G. (2012). Valoração Econômica Ambiental: um estudo analítico e teórico dos métodos e suas multi-aplicabilidades. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 11(33), p. 22–34. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n33p22-34

Edição

Seção

Artigos