Aprendizado autorregulado em contabilidade: uma análise comparativa entre discentes de modalidade presencial e a distância

Autores

  • José Hilton Santos Aguiar Universidade Federal da Bahia
  • Antonio Carlos Ribeiro da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v16n48.2374

Palavras-chave:

Contabilidade, Autorregulação, Aprendizagem, Ensino em Contabilidade.

Resumo

Esta pesquisa realizou uma análise comparativa do perfil de estudantes de Ciências Contábeis da modalidade presencial e a distância quanto ao uso de estratégias autorreguladas na aprendizagem. Por meio de uma amostra de 302 estudantes de duas Instituições de Ensino Superior privadas, localizadas na Bahia, foi verificado como a modalidade de ensino, semestre, idade e gênero podem ser associados à utilização de estratégias de aprendizado autorregulado. Os dados foram tratados por meio de testes de médias (teste t), análises descritivas e análise fatorial. Os resultados apontaram que as estratégias mais empregadas pelos estudantes de contabilidade foram as de estabelecimento de objetivos e planejamento e a de memorização. Ao explicar as estratégias autorreguladas, por meio da modalidade de ensino, semestre, idade e gênero, os resultados indicaram que as médias são significativamente diferentes para a modalidade de ensino e idade. O estudo contribui para repensar os modelos de ensino-aprendizagem pautados no armazenamento de informações com o propósito de que exista fomento ao desenvolvimento de habilidades autônomas que promovam o aprendizado permanente fundamentado no ensinar a aprender ou aprender a aprender, características indicadas por órgãos internacionais e necessárias na excelência profissional.

Biografia do Autor

José Hilton Santos Aguiar, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor na Fundação Visconde de Caiu. Endereço: Rua do Salete, 50 | Barris | 40070-200 | Salvador/BA | Brasil.

Antonio Carlos Ribeiro da Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho-Portugal. Professor no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Endereço: Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n | Vale do Canela | 40110-903 | Salvador/BA | Brasil.

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Publicado

22/08/2017

Como Citar

Santos Aguiar, J. H., & Ribeiro da Silva, A. C. (2017). Aprendizado autorregulado em contabilidade: uma análise comparativa entre discentes de modalidade presencial e a distância. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 16(48). https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v16n48.2374

Edição

Seção

Artigos