Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220192801

Palavras-chave:

Graduação em Ciências Contábeis, Universidades Públicas Federais, Programas de Disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Similaridades com FBC.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar, comparativamente, as disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e correlatas, ministradas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades federais, e os preceitos da matriz curricular proposta pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O estudo pautou-se em metodologia descritiva, de natureza qualitativa e análise documental de conteúdo. A amostra foi composta pelas grades curriculares, ementas e planos de ensino de todas as 36 universidades públicas federais, situadas nas cinco regiões geográficas brasileiras, que oferecem o curso de Ciências Contábeis, sendo: cinco da Região Centro-Oeste; dez da Região Nordeste; cinco da Região Norte; dez da Região Sudeste; e, seis da Região Sul. Os achados indicam que o nível de conformidade é baixo. Percebeu-se um claro déficit comparativo na quantidade de horas dedicadas às disciplinas que compõem a formação do conhecimento necessário para atuação dos futuros contadores na área pública e pouca transparência dos objetivos incutidos em cada disciplina. Considerando o alto nível de complexidade inerente à aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade, recém-convergidas ao setor público brasileiro, seria desejável que as escolas de graduação se aproximassem desses padrões, que são afeitos ao modelo da FBC. A distância de similaridade entre as propostas das universidades da amostra e a proposta da FBC, medida neste estudo, permite questionamentos a respeito das instituições de ensino ofertarem, ou não, conteúdos suficientes e atualizados, em quantidade e qualidade, que facilitem a obtenção de habilidades e competências esperadas de contadores e possibilitem uma atuação eficiente do futuro profissional na área contábil pública.

Biografia do Autor

Géssica Israele Alves Silva, Faculdade Independente do Nordeste

Faculdade Independente do Nordeste. Endereço: Rua Laudionor Brasil, 278, Centro| 45107-000 | Vitória da Conquista/BA | Brasil.

Kleber da Silva Cajaiba, Faculdade Independente do Nordeste

Faculdade Independente do Nordeste. Endereço: Avenida Deputado Luiz Eduardo Magalhães, 1305 | Vitória da Conquista/BA | Brasil.

Raissa Silveira de Farias, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo. Endereço: Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre | 14040-905 | Ribeirão Preto/SP | Brasil.

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Publicado

2019-04-23

Como Citar

Silva, G. I. A., Cajaiba, K. da S., & Farias, R. S. de. (2019). Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 18, 1–18. https://doi.org/10.16930/2237-766220192801

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Artigos