Teoria dos recursos cognitivos e capital humano: a influência do grau de instrução formal na gestão dos municípios da região sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220192828

Palavras-chave:

Capital humano, Instrução formal, Gestão municipal.

Resumo

Utilizando como alicerce as teorias do Capital Humano e dos Recursos Cognitivos, este estudo objetivou verificar a influência do grau de instrução formal na gestão dos municípios da região Sul do Brasil. Para tanto, um modelo econométrico foi criado para a análise dos dados, tendo como variável dependente o Índice de Desempenho Fiscal (IDF), formada pela Arrecadação Própria (AP) de cada município dividida por sua respectiva Despesa Líquida (DL), e como variável explicativa o Grau de Escolaridade (GE) de cada prefeito eleito em uma escala de “Lê e escreve” até “Superior completo”, além de outros importantes índices como variáveis de controle. Destacam-se o PIB e a População, além da Idade do Prefeito, todas influenciando positivamente o desempenho fiscal do município, embora em um grau menor. Outro ponto importante é o poder explicativo do modelo, com um R² de 0,2454, muito superior a pesquisas envolvendo o complexo fenômeno do desempenho municipal. Como no Brasil a exigência para concorrer e assumir cargos eletivos é apenas saber ler e escrever e se sabendo que a educação é um caminho essencial para o desenvolvimento de qualquer país, este artigo visa aumentar o conhecimento sobre o tema, com intenção de provocar os eleitores a ampliar sua análise sobre os candidatos, ponderando sobre suas qualidades no campo da educação formal. Ao final, conclui-se que o grau de educação influencia positivamente o IDF, indicando que em cidades com gestores com maior nível educacional, o desempenho fiscal tende a ser maior.

Biografia do Autor

André Sekunda Gallina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Endereço: Rua Campos do Jordão, 106, Jardim Ipê | 85869-680 | Foz do Iguaçu/PR | Brasil.

Arlos Eleodoro Seixas Risden Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Endereço: Rua Aluísio Ferreira de Souza, 765 | Jardim Florença | 85867-295 | Foz do Iguaçu/PR | Brasil.

Júlio César Ferreira, Universidade Vale dos Rios dos Sinos

Universidade Vale dos Rios dos Sinos. Endereço: Rua Belarmino de Mendonça, 816| Centro | 85851-100 | Foz do Iguaçu/PR | Brasil.

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Gallina, A. S., Risden Junior, A. E. S., & Ferreira, J. C. (2019). Teoria dos recursos cognitivos e capital humano: a influência do grau de instrução formal na gestão dos municípios da região sul do Brasil. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 18, 1–14. https://doi.org/10.16930/2237-766220192828

Edição

Seção

Artigos