Intangibilidade e o valor da empresa: uma análise do mercado acionário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220203045

Palavras-chave:

Ativos Intangíveis, Intangibilidade, Valor de Mercado.

Resumo

Visando preencher uma lacuna na literatura com relação aos impactos dos investimentos em ativos intangíveis no valor de mercado das companhias brasileiras, o presente estudo tem por objetivo investigar se existe associação entre o nível de intangibilidade e o valor de mercado das companhias abertas com ações negociadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). A amostra compreende 158 companhias abertas não-financeiras listadas na B3, com dados disponíveis ao longo do período de 2010 a 2018. A coleta foi realizada através da base de dados Thomson Reuters Eikon. Os principais resultados evidenciam que, de fato, o nível de investimentos em ativos intangíveis das companhias apresenta uma relação positiva e estatisticamente significante com o valor de mercado. Assim, o investimento em ativos intangíveis desempenha, em especial, um papel de destaque entre os fatores específicos de desempenho da empresa, além de agirem como propulsores de vantagem competitiva. À luz da teoria do disclosure, infere-se que o fato de as empresas alcançarem uma maior valorização no mercado acionário, mediante o aumento no nível de investimentos realizados em ativos intangíveis, reporta à divulgação association-based, já que os efeitos da divulgação geram uma mudança agregada nas ações dos investidores, modificando o comportamento dos preços dos ativos e do volume de negociação. Ademais, os resultados apontam para consideráveis implicações para as empresas, gestores, acionistas e potenciais investidores. Na medida em que se compreende a influência positiva exercida pelo nível de investimento em ativos intangíveis no valor da empresa, pode-se inferir que benefícios fluirão dessa relação.

Biografia do Autor

Hellen Bomfim Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Endereço: Campus Universitário, NEPSA II, Sala D9 | Lagoa Nova | 59078-970 | Natal/RN | Brasil.

Tadeu Junior de Castro Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Endereço: Campus Universitário, NEPSA II, Sala D9 | Lagoa Nova | 59078-970 | Natal/RN | Brasil.

Adilson de Lima Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Endereço: Campus Universitário, CCSA, Sala 6 | Lagoa Nova | 59078-970 | Natal/RN | Brasil.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

Gomes, H. B., Gonçalves, T. J. de C., & Tavares, A. de L. (2020). Intangibilidade e o valor da empresa: uma análise do mercado acionário brasileiro. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220203045

Edição

Seção

Artigos