The Accountant: estereótipos do contador e os efeitos na autoimagem de estudantes e profissionais contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220203090

Palavras-chave:

Autoimagem, Estereótipos, Competências, Contador, Filme.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar as competências requeridas pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) e construir discursos coletivos sobre estas competências e os estereótipos dos profissionais de contabilidade representados no filme The Accountant, de 2016. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário elaborado no Google Docs e disponibilizado no Facebook em grupos destinados a estudantes e profissionais contábeis. Obteve-se 98 respostas válidas e utilizou-se da análise do Discurso do Sujeito Coletivo para identificar as similaridades e divergências entre o discurso de estudantes e profissionais contábeis que assistiram ao filme. Os achados sugerem que ambos os grupos apontam a inteligência, a proatividade e o comportamento ético como características associadas positivamente ao perfil do profissional. Essas características estão ligadas ao estereótipo do contador contemporâneo e indicam uma mudança na representação social do profissional compatível com as características do personagem Christian Wolff, interpretado por Ben Affleck, no filme. Entre as características negativas tem-se a ansiedade, recorrente em ambos os grupos. Os achados colocam em discussão os efeitos da representação cinematográfica do contador na autoimagem de estudantes e profissionais contábeis e destacam a alteração nessa representação social ao convergir para as características associadas ao estereótipo do contador contemporâneo.

Biografia do Autor

Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá. Endereço: Av. Colombo, 5790 | Jardim Universitário | 87020-900 | Maringá/PR | Brasil.

Vagner Alves Arantes, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa. Endereço: Km 7, MG-230 | Rodoviário | 38810-000 | Rio Paranaíba/MG | Brasil.

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná. Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 | UFPR | 80210-170 | Curitiba/PR | Brasil.

Alcido Manuel Juaniha, Universidade Rovuma | Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais

Universidade Rovuma | Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Endereço: Avenida Josina Machel nº 256. Caixa Postal 544| Nampula | Moçambique.

Referências

Alvântara, A. M., & Vesce, G. E. P. (2008). As representações sociais no discurso do sujeito coletivo no âmbito da pesquisa qualitativa. Congresso Nacional de Educação, 8, 2208-2220. Disponível: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/724_599.pdf

AICPA. (2016). Professional Competencies. Retrieved October 15, 2016, from https://www.aicpa.org/interestareas/accountingeducation/resources/accounting-core- competencies-personal.html

Beard, V. (1994). Popular culture and professional identity: Accountants in the movies. Accounting, Organizations and Society, 19(3), 303-318. https://doi.org/10.1016/0361-3682(94)90038-8 DOI: https://doi.org/10.1016/0361-3682(94)90038-8

Boylan, D. H., Mastriani, A. J., & Boylan, C. L. (2018). Defending Professionalism: Exploring Accounting Stereotypes In American Movies. Quarterly Review of Business Disciplines, 5(2), 103-116. Recuperado de https://faculty.utrgv.edu/louis.falk/qrbd/QRBDaug18.pdf#page=25

Brouard, F., Bujaki, M., Durocher, S., & Neilson, L. C. (2016). Professional accountants’ identity formation: An integrative framework. Journal of Business Ethics, 142, 225-238. https://doi.org/10.1007/s10551-016-3157-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-016-3157-z

Buonocore, F., Gennaro, D., Russo, M., & Salvatore, D. (2020). Cognitive job crafting: A possible response to increasing job insecurity and declining professional prestige. Human Resource Management Journal, 30(2), 244-259. https://doi.org/10.1111/1748-8583.12270 DOI: https://doi.org/10.1111/1748-8583.12270

Caglio, A., Cameran, M., & Klobas, J. (2019). What is an accountant? An investigation of images. European Accounting Review, 28(5), 849-871. https://doi.org/10.1080/09638180.2018.1550000 DOI: https://doi.org/10.1080/09638180.2018.1550000

Carnegie, G. D., & Napier, C. J. (2010). Traditional accountants and business professionals: Portraying the accounting profession after Enron. Accounting, Organizations and Society, 35(3). https://doi.org/10.1016/j.aos.2009.09.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aos.2009.09.002

Cory, S. N. (1992). Quality and quantity of accounting students and the stereotypical accountant: Is there a relationship? Journal of Accounting Education, 10(1), 1-24. https://doi.org/10.1016/0748-5751(92)90015-W DOI: https://doi.org/10.1016/0748-5751(92)90015-W

Dimnik, T., & Felton, S. (2006). Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting, Organizations and Society, 31(2), 129-155. https://doi.org/10.1016/j.aos.2004.10.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aos.2004.10.001

Felton, S., Dimnik, T., & Bay, D. (2008). Perceptions of accountants’ ethics: Evidence from their portrayal in cinema. Journal of Business Ethics, 83, 217-232. https://doi.org/10.1007/s10551-007-9613-z DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-007-9613-z

Fernández-Polvillo, C., & Michel Vázquez, G. P. (2018). Accounting and stereotypes: A comparative analysis of Mexican students’ perceptions. Educade – Revista de Educación en Contabilidad, Finanzas y Administración de Empresas, (9), 33-42. https://doi.org/10.12795/educade.2018.i09.03 DOI: https://doi.org/10.12795/EDUCADE.2018.i09.03

Friedman, A. L., & Lyne, S. R. (2001). The beancounter stereotype: Towards a general model of stereotype generation. Critical Perspectives on Accounting, 12(4), 423-451. https://doi.org/10.1006/cpac.2000.0451 DOI: https://doi.org/10.1006/cpac.2000.0451

Gavin O’Connor. (2016). The Accountant. Estados Unidos: Warner Bros Pictures.

Leaper, C. (2011). More similarities than differences in contemporary theories of social development? A plea for theory bridging. Advances in Child Development and Behavior, 40. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386491-8.00009-8 DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386491-8.00009-8

Lefevre, F., & Lefevre, A. M. C. (2006). O sujeito coletivo que fala. Interface (Botucatu) – Comunicação, Saúde, Educação, 10(20), 517-524. https://doi.org/10.1590/S1414-32832006000200017 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832006000200017

Lippmann, W. (1922). Public Opinion. Free Press Paperbacks.

Magon, A., & France, A. (2018). Accountants stereotyped as beancounters. Kings & Queens Journal, 1(1), 1-10.

Moura, M. F., Pereira, N. A., Miranda, G. J., & Medeiros, C. R. O. (2016). Herói ou vilão? Mudanças no estereótipo dos contadores na produção cinematográfica. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade, 4(14), 129-147.

Ramasubramanian, S., & Murphy, C. J. (2014). Experimental studies of media Stereotyping Effects. In M. Webster & J. Sell, Laboratory experiments in the social sciences (2a ed.). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-404681-8.00017-0 DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-404681-8.00017-0

Richardson, P., Dellaportas, S., Perera, L., & Richardson, B. (2015). Towards a conceptual framework on the categorization of stereotypical perceptions in accounting. Journal of Accounting Literature, 35, 28-46. https://doi.org/10.1016/j.acclit.2015.09.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.acclit.2015.09.002

Silva, A. H. C., & Silva, E. G. R. (2012). Percepção dos Estudantes de Ciências Contábeis do Rio de Janeiro sobre o estereótipo do profissional de Contabilidade no período após a adoção do IFRS. Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis, 3, 1-16.

Smith, G. S. (2015). The accountant stereotype: Positive or negative? SSRN. https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2422998 DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.2422998

Tajfel, H. (1981). Human Groups and Social Categories. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Tavares, J. D. A., & Dantas, M. G. S. (2017). Accountant profile in the cinema of the 21st century. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(2), 218-239. Dipsonível: https://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/3125/2396

Trepte, S., & Loy, L. S. (2017). Social identity theory and self?categorization theory. The International Encyclopedia of Media Effects, 1-13. https://doi.org/10.1002/9781118783764.wbieme0088 DOI: https://doi.org/10.1002/9781118783764.wbieme0088

Warren, S., & Parker, L. (2009). Bean counters or bright young things? Towards the visual study of identity construction among professional accountants. Qualitative Research in Accounting & Management, 6(4), 205-223. https://doi.org/10.1108/11766090910989491 DOI: https://doi.org/10.1108/11766090910989491

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Tonin, J. M. da F., Arantes, V. A., Colauto, R. D., & Juaniha, A. M. (2020). The Accountant: estereótipos do contador e os efeitos na autoimagem de estudantes e profissionais contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220203090

Edição

Seção

Artigos