Escritórios de contabilidade e sua relação com os clientes frente à crise da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220213138Palavras-chave:
COVID-19, Contabilidade, Suporte gerencial, Empresas prestadoras de serviços contábeisResumo
O suporte gerencial pode ser entendido como a área que auxilia na tomada de decisões relacionadas a gestão (desempenho organizacional, planejamento financeiro e controle). Sugere-se que as mudanças ocasionadas pela COVID-19 têm impactado a forma como a contabilidade, de modo especial no que tange ao aspecto gerencial, vem sendo utilizada pelas empresas e pelos escritórios de contabilidade. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo identificar como a crise causada pela COVID-19 afetou o suporte gerencial ofertado pelo contador. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com enfoque qualitativo, cuja operacionalização foi conduzida por meio de um roteiro previamente definido, com seis escritórios de contabilidade localizados nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo (Brasil). Quanto à análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a crise da COVID-19 apresentou, em seus primeiros meses, potencial para geração de mudanças na relação entre escritórios de contabilidade e seus clientes, impactando o suporte gerencial ofertado pelos contadores. Ademais, observou-se que as consequências decorrentes da crise ocasionaram um processo de ampliação do entendimento sobre o papel da contabilidade, em relação ao processo de tomada de decisão. Nesse sentido, o estudo contribui não só para o entendimento sobre as formas como a pandemia da COVID-19, em seu estágio inicial, influenciou e permanece influenciando as relações humanas e, principalmente, as profissionais no âmbito da contabilidade, como também mostrar as oportunidades decorrentes do momento vivenciado, para que os escritórios de contabilidade se aproximem de seus clientes.
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