Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220213175Palavras-chave:
Aprendizagem, Projetos, Custos, Ciências ContábeisResumo
Considerando a relevância que a escolha de uma metodologia de ensino pode ter no aprendizado dos alunos, a presente pesquisa teve como objetivo identificar benefícios e limitações da aprendizagem baseada em projetos. Para alcance do objetivo proposto, investigou-se a aplicação do método na disciplina de Análise de Custos em um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Em termos metodológicos utilizou-se análise documental, observação, aplicação de questionário e grupo focal com os estudantes. A análise realizada considerou o desenvolvimento de todas as etapas da metodologia proposta pela literatura, destacando a percepção dos discentes, de forma descritiva e qualitativa. Como resultados da pesquisa, verificou-se que a oportunidade de experienciar a prática é o benefício mais enfatizado pelos discentes, ressaltando-se ainda o desenvolvimento da autonomia, o que necessário para a solução do problema proposto no projeto. No que se refere às limitações, destacam-se o tempo demandado para desenvolvimento dos projetos, bem como a necessidade de lidar com situações diversas que podem surgir durante o processo de investigação e elaboração dos projetos. Os resultados encontrados contribuem ao apresentar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como uma oportunidade para que os discentes desenvolvam teoria e prática, vivenciando questões reais relacionadas à atuação profissional. Ressalta-se como limitações da pesquisa o tamanho da amostra, a qual contemplou apenas uma turma durante um semestre e avaliou somente a visão de discentes. Entende-se que essas limitações poderão ser consideradas em estudos futuros, de modo a ampliar a amostra e realizar análises comparativas entre turmas, em diferentes períodos, abrangendo também a visão de docentes.
Referências
Azevedo, Y. G. P., Araújo, A. O., & Medeiros, V. C. (2017). Conhecimentos, Habilidades e Atitudes Desenvolvidas Pelos Discentes de Contabilidade Através da Aprendizagem Baseada em Projetos. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, 20(1), 153-174. DOI: https://doi.org/10.21714/1984-3925_2017v20n1a9
Barbosa, E. F., & Moura, D. G. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, 39(2), 48-67. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições.
Behrens, M. A. (2014). Metodologia de projetos: Aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. Coleção Agrinho.
Behr, T., & Temmen, K. (2012). Teaching experience – improving teacher education with experiential learning. International Journal on New Trends in Education and Their Implications, 3(3), 60-73.
Bell, S. (2010). Project-based learning for the 21st century: Skills for the future. The clearing house, 83(2), 39-43. DOI: https://doi.org/10.1080/00098650903505415
Bender, W. N. (2015). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora.
Bento, E. D. J. (2011). Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.
Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p25
Blumenfeld, P. C., Soloway, E., Marx, R. W., Krajcik, J. S., Guzdial, M., & Palincsar, A. (1991). Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Educational psychologist, 26(3-4), 369-398. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.1991.9653139
Efstratia, D. (2014). Experiential education through project based learning. Procedia-social and behavioral sciences, 152, 1256-1260. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.362
Farias, P. A. M. D., Martin, A. L. D. A. R., & Cristo, C. S. (2015). Aprendizagem ativa na educação em saúde: percurso histórico e aplicações. Rev. bras. educ. méd, 143-150. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014
Ferreira, L. V., Leal, E. A., & Farias, R. S. O. (2020). Papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da pós-graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 14(2), 158-176. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2525
Frezatti, F., & Martins, D. B. (2016). PBL ou PBLs: a customização do mecanismo de aprendizagem baseada em problemas na educação contábil. Revista de Graduação USP, 1(1), 25-34. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p25-34
Gil, A. C. (2008). Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas.
Gittings, L., Taplin, R., & Kerr, R. (2020). Experiential learning activities in university accounting education: A systematic literature review. Journal of Accounting Education, 52, (100680), 1-13. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2020.100680
Guo, P., Saab, N., Post, L. S., & Admiraal, W. (2020). A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures. International Journal of Educational Research, 102, 1-13. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101586
Kolb, A. Y., & Kolb, D. A. (2005). Learning styles and learning spaces: Enhancing experiential learning in higher education. Academy of management learning & education, 4(2), 193-212. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2005.17268566
Kokotsaki, D., Menzies, V., & Wiggins, A. (2016). Project-based learning: A review of the literature. Improving schools, 19(3), 267-277. DOI: https://doi.org/10.1177/1365480216659733
Larmer, J., & Mergendoller, J. R. (2010). Seven essentials for project-based learning. Educational leadership, 68(1), 34-37.
Lattimer, H., & Riordan, R. (2011). Project-based learning engages students in meaningful work: Students at High Tech Middle engage in project-based learning. Middle School Journal, 43(2), 18-23. DOI: https://doi.org/10.1080/00940771.2011.11461797
Leal, E. A., & Oliveira, R. L. (2018). O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15(35), 69-87. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n35p69
Merriam, S. B., & Bierema, L. L. (2013). Adult learning: Linking theory and practice. John Wiley & Sons.
Morán, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2(1), 15-33.
Nascimento, E. C., Behrens, M. A., & Torres, P. L. (2016). A metodologia de projetos e o desafio na elaboração de novas possibilidades de propostas. Revista Contrapontos, 16(3), 518-533. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p518-533
Nicolaides, A. (2012). Innovative teaching and learning methodologies for higher education Institutions. Educational research, 3(8), 620-626.
Parrado-Martínez, P., & Sánchez-Andújar, S. (2020). Development of competences in postgraduate studies of finance: A project-based learning (PBL) case study. International Review of Economics Education, 35 (100192), 1-12. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iree.2020.100192
Silva, C. M., Araújo, A. O, Vieira, E. R. F. C., & Bispo, A. C. K. A. (2018). Análise da Efetividade da Aprendizagem Baseada em Projetos no Desenvolvimento de Competências no Ensino Superior de Contabilidade. Anais do Congresso UnB de Contabilidade e Governança, Brasília, DF, Brasil, 4.
Silva, U. B., & Bruni, A. L. (2017). O que me ensina a ensinar? Um estudo sobre fatores explicativos das práticas pedagógicas no ensino de contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 11(2), 214-230. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v11i2.1531
Smith, P. P., & Gibson, L. A. (2016). Project‐Based Learning in Colleges of Business: Is It Enough to Develop Educated Graduates? New Directions for Teaching and Learning, 145, 41-47. DOI: https://doi.org/10.1002/tl.20173
Sonaglio, A. L. B., Godoi, C. K., & Silva, A. B. (2013). Estilos de aprendizagem experiencial e aquisição de habilidades: um estudo com discentes de graduação em administração em instituições de ensino superior. Administração: ensino e pesquisa, 14(1), 123-159. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2013.v14n1.75
Vesikivi, P., Lakkala, M., Holvikivi, J., & Muukkonen, H. (2019). The impact of project-based learning curriculum on first-year retention, study experiences, and knowledge work competence. Research Papers in Education, 35(1), 64-81. DOI: https://doi.org/10.1080/02671522.2019.1677755
Viegas, R. O., Paes, Á. L., Gouveia, T. A., Tractenberg, L. E., & Kurtz, R. M. (2018). A Disciplina Contabilidade Gerencial sob a Perspectiva dos Egressos do Curso de Ciências Contábeis: Importância Atribuída e Conexão com a Prática Contábil. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 13(3), 1-13. DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i3.18934
Wurdinger, S., & Allison, P. (2017). Faculty perceptions and use of experiential learning in higher education. Journal of e-learning and Knowledge Society, 13(1), 15-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.