Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220213175

Palavras-chave:

Aprendizagem, Projetos, Custos, Ciências Contábeis

Resumo

Considerando a relevância que a escolha de uma metodologia de ensino pode ter no aprendizado dos alunos, a presente pesquisa teve como objetivo identificar benefícios e limitações da aprendizagem baseada em projetos. Para alcance do objetivo proposto, investigou-se a aplicação do método na disciplina de Análise de Custos em um Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Em termos metodológicos utilizou-se análise documental, observação, aplicação de questionário e grupo focal com os estudantes. A análise realizada considerou o desenvolvimento de todas as etapas da metodologia proposta pela literatura, destacando a percepção dos discentes, de forma descritiva e qualitativa. Como resultados da pesquisa, verificou-se que a oportunidade de experienciar a prática é o benefício mais enfatizado pelos discentes, ressaltando-se ainda o desenvolvimento da autonomia, o que necessário para a solução do problema proposto no projeto. No que se refere às limitações, destacam-se o tempo demandado para desenvolvimento dos projetos, bem como a necessidade de lidar com situações diversas que podem surgir durante o processo de investigação e elaboração dos projetos. Os resultados encontrados contribuem ao apresentar a metodologia de aprendizagem baseada em projetos como uma oportunidade para que os discentes desenvolvam teoria e prática, vivenciando questões reais relacionadas à atuação profissional. Ressalta-se como limitações da pesquisa o tamanho da amostra, a qual contemplou apenas uma turma durante um semestre e avaliou somente a visão de discentes. Entende-se que essas limitações poderão ser consideradas em estudos futuros, de modo a ampliar a amostra e realizar análises comparativas entre turmas, em diferentes períodos, abrangendo também a visão de docentes.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Duarte Silva, T., & Araújo Leal, E. (2021). Aprendizagem baseada em projetos na pós-graduação em Ciências Contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 20, e3175. https://doi.org/10.16930/2237-766220213175

Edição

Seção

Artigos