Variáveis institucionais explicativas do desempenho de estudantes de Ciências Contábeis e Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220213221

Palavras-chave:

Variáveis institucionais, Desempenho acadêmico, Aprendizagem, Negócios, BCCG

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre variáveis institucionais e o desempenho de estudantes de ciências contábeis e administração. Foram utilizados os microdados do Enade 2018, obtendo-se 152.491 observações válidas. O desempenho foi mensurado de três formas: desempenho final, desempenho na prova de formação geral e desempenho na prova de componente específico. Ademais, foram consideradas as seguintes variáveis institucionais: organização acadêmica, região, modalidade e turno. Os dados foram examinados a partir de modelos de regressão Box Cox Cole Green (BCCG) com zeros ajustados. A partir dos resultados, concluiu-se que as variáveis institucionais foram relevantes para explicar o desempenho. Especificamente, destaca-se que os estudantes matriculados em centros federais de educação tecnológica tiveram desempenho superior aos das outras formas de organização acadêmica. Outro ponto é que os alunos da região Norte performaram pior do que o das outras regiões de modo geral. Todavia, superaram os alunos da região Centro-Oeste nas questões de formação geral. Quanto à modalidade de ensino, verificou-se que alunos do ensino presencial apresentaram performance superior a dos estudantes do ensino a distância (EaD). E os alunos do turno integral tiveram melhores performances de modo geral. Como implicações, aponta-se que as instituições que oferecem cursos de contabilidade e administração na região Norte podem querer aprimorar a qualidade do ensino, assim como as do Centro-Oeste podem querer fazê-lo em relação ao ensino de formação geral. Da mesma forma, o ensino da modalidade EaD pode ser aprimorado e a oferta de cursos em período integral pode ser pensada e, potencialmente, implantada.

Referências

Ahinful, G. S., Tauringana, V., Bansah, E. A., & Essuman, D. (2019). Determinants of academic performance of accounting students in Ghanaian secondary and tertiary education institutions. Accounting Education, 28(6), 553-581. https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1679204 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1679204

Alonso, K. M. (2010). A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, 31, 1319-1335. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400014 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400014

Andreoli, C. P. P., & De Martino, M. M. F. (2012). Academic performance of night-shift students and its relationship with the sleep-wake cycle. Sleep Science, 5(2), 45-48. Recuperado de http://sleepscience.org.br/details/55/en-US/academic-performance-of-night-shift-students-and-its-relationship-with-the-sleep-wake-cycle

Baldo, G. C. (2018). Educação superior brasileira: organização acadêmica. Revista Científica Eletrônica do Curso de Direito, 14, 1-21. Recuperado de http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/wkAntfKsLYEcp33_2019-2-28-15-25-49.pdf

Beatson, N., Gabriel, C.-A., Howell, A., Scott, S., van der Meer, J., & Wood, L. C. (2020). Just opt in: How choosing to engage with technology impacts business students’ academic performance. Journal of Accounting Education, 50, 100641. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2019.100641 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2019.100641

Bertolin, J. C. G. (2021). Existe diferença de qualidade entre as modalidades presencial e a distância? Cadernos de Pesquisa, 51, e06958. https://doi.org/10.1590/198053146958 DOI: https://doi.org/10.1590/198053146958

Bervian, L. M., & Corrêa, M. (2015). ENADE: Impactos da categoria administrativa, organização acadêmica e número de participantes no desempenho dos estudantes. Revista de Administração Educacional, 1(2), 6-27. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/viewFile/2475/2003

Brandt, J. Z., Tejedo-Romero, F., & Araujo, J. F. F. E. (2020). Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública. Educação e Pesquisa, 46, e202500. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046202500 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046202500

Byrne, M., & Flood, B. (2008). Examining the relationships among background variables and academic performance of first year accounting students at an Irish University. Journal of Accounting Education, 26(4), 202-212. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2009.02.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2009.02.001

Caetano, C., Cardoso, T., Miranda, G., & Freitas, S. (2015). Academic performance in accounting: online versus traditional education. Revista Universo Contábil, 11(4), 147-165. https://doi.org/10.4270/ruc.2015436 DOI: https://doi.org/10.4270/ruc.2015436

Cheng, C., Sapkota, P., & Yurko, A. J. N. (2021). A Case Study of Effective Tax Rates Using Data Analytics. Issues in Accounting Education, 36(1), 65-89. https://doi.org/10.2308/ISSUES-19-060 DOI: https://doi.org/10.2308/ISSUES-19-060

Cornachione Junior, E. B., Cunha, J. V. A. da, De Luca, M. M. M., & Ott, E. (2010). O bom é meu, o ruim é seu: perspectivas da teoria da atribuição sobre o desempenho acadêmico de alunos da graduação em Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, 21(53), 1-24. https://doi.org/10.1590/S1519-70772010000200004 DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772010000200004

Dunn, P. K., & Smyth, G. K. (1996). Randomized Quantile Residuals. Journal of Computational and Graphical Statistics, 5(3), 236-244. https://doi.org/10.2307/1390802 DOI: https://doi.org/10.1080/10618600.1996.10474708

ElKelish, W. W., & Ahmed, R. (2021). Advancing accounting education using LEGO® Serious Play simulation technique. Accounting Education, 1-17. https://doi.org/10.1080/09639284.2021.1905011 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2021.1905011

Farias, M. R. S., Alves, F. de S., & Farias, K. T. R. (2015). Desempenho acadêmico em métodos quantitativos nos cursos de Ciências Contábeis. Enfoque: Reflexão Contábil, 34(2), 37-50. https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i2.26818 DOI: https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i2.26818

Fogarty, T. J., Zimmerman, A. B., & Richardson, V. J. (2016). What do we mean by accounting program quality? A decomposition of accounting faculty opinions. Journal of Accounting Education, 36, 16-42. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2016.04.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2016.04.001

Fortin, A., Viger, C., Deslandes, M., Callimaci, A., & Desforges, P. (2019). Accounting students’ choice of blended learning format and its impact on performance and satisfaction. Accounting Education, 28(4), 353-383. https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1586553 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1586553

Francescucci, A., Kellershohn, J., & Pyle, M. A. (2021). Using Online Class Preparedness Tools to Improve Student Performance: The Benefit of “All-In” Engagement. Journal of Management Education, 45(4), 558-578. https://doi.org/10.1177/1052562920960205 DOI: https://doi.org/10.1177/1052562920960205

Gracia, L., & Jenkins, E. (2003). A quantitative exploration of student performance on an undergraduate accounting programme of study. Accounting Education, 12(1), 15-32. https://doi.org/10.1080/0963928032000049375 DOI: https://doi.org/10.1080/0963928032000049375

Grimm, S. D. (2021). Junkyard Planet: Using Stories to Teach Managerial Accounting with a Sustainability Theme. Issues in Accounting Education. https://doi.org/10.2308/ISSUES-19-063 DOI: https://doi.org/10.2308/ISSUES-19-063

Grossman, A. M., & Johnson, L. R. (2016). Employer Perceptions of Online Accounting Degrees. Issues in Accounting Education, 31(1), 91-109. https://doi.org/10.2308/iace-51229 DOI: https://doi.org/10.2308/iace-51229

Grossman, A. M., & Johnson, L. R. (2017). How employers perceive online accounting education: Evidence from Kentucky. Journal of Accounting Education, 40, 19-31. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2017.06.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2017.06.002

IBGE. (2019). PNAD Educação 2019, PNAD Contínua. Recuperado de: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf

INEP. (2021). Microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Recuperado em 12 agosto, 2021 de https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade

Kafaji, M. (2020). The perceived benefits of accreditation on students’ performance: The case of private business schools. Industry and Higher Education, 34(6), 421-428. https://doi.org/10.1177/0950422220902698 DOI: https://doi.org/10.1177/0950422220902698

Kuang, T. M., Adler, R. W., & Pandey, R. (2021). Creating a Modified Monopoly Game for Promoting Students’ Higher-Order Thinking Skills and Knowledge Retention. Issues in Accounting Education, 36(3), 49-74. https://doi.org/10.2308/ISSUES-2020-097 DOI: https://doi.org/10.2308/ISSUES-2020-097

Madsen, P. E. (2020). Research Initiatives in Accounting Education: Transforming Today’s Students into Accounting Professionals. Issues in Accounting Education, 35(4), 35-46. https://doi.org/10.2308/ISSUES-2020-016 DOI: https://doi.org/10.2308/ISSUES-2020-016

Mallmann, C., Nasu, V., & Domingues, M. J. (2021). Relação entre a leitura de livros e o desempenho acadêmico: análise com discentes de ciências sociais aplicadas. Revista de Educação e Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 15(2), 163-184. https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751 DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2751

McCarthy, M., Kusaila, M., & Grasso, L. (2019). Intermediate accounting and auditing: Does course delivery mode impact student performance? Journal of Accounting Education, 46, 26-42. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2018.12.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2018.12.001

Miglietti, C. (2021). Student performance in accounting courses: Do bonus points motivate performance? Journal of Education for Business, 96(4), 237-242. https://doi.org/10.1080/08832323.2020.1812486 DOI: https://doi.org/10.1080/08832323.2020.1812486

Miranda, G. J., Lemos, K. C. da S., Oliveira, A. S. de, & Ferreira, M. A. (2015). Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Revista Meta: Avaliação, 7(20), 175-209. https://doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.264 DOI: https://doi.org/10.22347/2175-2753v7i20.264

Moura, A. C. da R., Miranda, G. J., & Pereira, J. M. (2015). Desempenho acadêmico em ciências contábeis: turno noturno versus diurno. Enfoque: Reflexão Contábil, 34(1), 57-70. https://doi.org/10.4025/enfoque.v34i1.23020

Nakos, G., & Whiting, A. (2018). The role of frequent short exams in improving student performance in hybrid global business classes. Journal of Education for Business, 93(2), 51-57. https://doi.org/10.1080/08832323.2017.1417231 DOI: https://doi.org/10.1080/08832323.2017.1417231

Namin, A., Ketron, S. C., Kaltcheva, V. D., & Winsor, R. D. (2021). Improving Student Presentation Skills Using Asynchronous Video-Based Projects. Journal of Management Education, 45(6), 987-1010. https://doi.org/10.1177/1052562920978805 DOI: https://doi.org/10.1177/1052562920978805

Nasu, V. H. (2020). Accounting students’ performance in distance education: a study focused on sociodemographic factors. Journal of Information Systems and Technology Management, 17, e202017007. https://doi.org/10.4301/S1807-1775202017007 DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-1775202017007

Nasu, V. H., & Sasso, M. (2021). A Bolsa faz Diferença? Uma Análise do Desempenho Acadêmico de Alunos Bolsistas de Cursos de Graduação da Área de Negócios. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 29(99), 1-24. https://doi.org/https://doi.org/10.14507/epaa.29.5896 DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.29.5876

Nsor-Ambala, R. (2020). Impact of exam type on exam scores, anxiety, and knowledge retention in a cost and management accounting course. Accounting Education, 29(1), 32-56. https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1683871 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2019.1683871

Pike, G. R. (1991). The effects of background, coursework, and involvement on students’ grades and satisfaction. Research in Higher Education, 32(1), 15-30. https://doi.org/10.1007/BF00992830 DOI: https://doi.org/10.1007/BF00992830

R Core Team. (2020). R: a language and environment for statistical computing. Vienna, AT: R Foundation for Statistical Computing.

Rigby, R., Stasinopoulos, M. D., Heller, G. Z., & De Bastiani, F. (2019). Distributions for modeling location, scale, and shape: Using GAMLSS in R. Chapman & Hall/CRC The R Series. DOI: https://doi.org/10.1201/9780429298547

Rodrigues, B., Miranda, G., Resende, M., & Pereira, J. (2016). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis no ensino à distância. Enfoque: Reflexão Contábil, 35(2), 139-153. https://doi.org/10.4025/enfoque.v35i2.30105 DOI: https://doi.org/10.4025/enfoque.v35i2.30105

Santos, N. A. (2012). Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis. [Tese de doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital USP. https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-11062012-164530 DOI: https://doi.org/10.11606/T.12.2012.tde-11062012-164530

Santos, G. R., Pales, R. C., & Rodrigues, S. G. (2014). Desigualdades regionais no Brasil – 1991-2010. InterSciencePlace – Revista Científica Internacional, 31(1), Artigo 6. https://doi.org/10.6020/1679-9844/3106 DOI: https://doi.org/10.6020/1679-9844/3106

SAS Institute. (1996). Statistical Analysis System Institute (Cary, & NC).

Soares, J. (2004). O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, 2(2), 83-104. Recuperado de: https://revistas.uam.es/reice/article/view/5550

Stasinopoulos, D. M., Enea, M., & Rigby, R. A. (2017). Zero adjusted distributions on the positive real line. Recuperado de http://www.gamlss.com/wp-content/uploads/2018/01/ZeroAdjustedDistributions.pdf

Stasinopoulos, D. M., Rigby, R., Voudouris, V., Akantziliotou, C., Enea, M., & Kiose, D. (2021). Package ‘gamlss.’ CRAN. Recuperado de https://cran.r-project.org/web/packages/gamlss/gamlss.pdf

Stice, E. K., Stice, J. D., & Albrecht, C. (2020). Study Choices by Introductory Accounting Students: Those Who Study More Do Better and Text Readers Outperform Video Watchers. In Advances in Accounting Education: Teaching and Curriculum Innovations (Vol. 24, pp. 3–29). https://doi.org/10.1108/S1085-462220200000024007 DOI: https://doi.org/10.1108/S1085-462220200000024007

Taylor, M., Marrone, M., Tayar, M., & Mueller, B. (2017). Digital storytelling and visual metaphor in lectures: a study of student engagement. Accounting Education, 1-18. https://doi.org/10.1080/09639284.2017.1361848 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2017.1361848

Westerman, J. W., Whitaker, B. G., Bergman, J. Z., Bergman, S. M., & Daly, J. P. (2016). Faculty narcissism and student outcomes in business higher education: A student-faculty fit analysis. The International Journal of Management Education, 14(2), 63-73. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2016.02.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2016.02.001

Publicado

23/12/2021

Como Citar

Nasu, V. H. ., Silva, B. G. da ., Borges, Y. M. ., & Melo, B. A. R. de . (2021). Variáveis institucionais explicativas do desempenho de estudantes de Ciências Contábeis e Administração . Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 20, e3221. https://doi.org/10.16930/2237-766220213221

Edição

Seção

Artigos