A imagem do profissional contábil transmitida no filme “O Contador”
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220223225Palavras-chave:
Teoria da legitimidade, Estereótipos, Mídia, Imagem do contadorResumo
Com o intuito de compreender como a imagem do contador é propagada pela mídia, analisou-se elementos de legitimidade propostos por Suchman (1995) e estereótipos ligados à imagem do contador presentes no filme “O Contador” (2016). A pesquisa caracterizou-se como documental, descritiva e qualitativa. Para a análise e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo categorial proposta por Bardin (2010), sendo que as categorias foram formadas a priori. Evidenciou-se que os elementos de legitimidade estiveram presentes, quanto à legitimidade pragmática, na forma como o contador se veste; no envolvimento em trabalhos criminosos; na demonstração de sua capacidade técnica. Na legitimidade moral, existem dilemas éticos conflitantes nas ações do contador, especialista em dinheiro sujo. Quanto à legitimidade cognitiva, ele é visto como alguém que agrada seus clientes e nem sempre escolhe a profissão por afinidade. Em relação aos estereótipos, observou-se discrepância entre gêneros; dificuldade de relacionamento; falta de senso de humor e que o profissional contábil apresenta raciocínio lógico e matemático apurado e competência em suas funções. Destaca-se, portanto, como contribuições da pesquisa, a elucidação das distorções encontradas sobre a imagem dos contadores em estudos empíricos, em relação ao que é veiculado na mídia, por meio do filme analisado, buscando assim, combater imagens negativas da profissão, ao identificar como elas surgem. Com isso, a área contábil beneficia-se com uma possível mudança na percepção popular da importância dos contadores para as empresas, ao entender que o profissional criminoso, exposto nas mídias atuais, diverge daquele que é exigido pelo mercado de trabalho.
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