Análise da divulgação das teses em Contabilidade no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220213231Palavras-chave:
Pós-graduação, Ciências Contábeis, Pesquisa, DivulgaçãoResumo
O objetivo da presente pesquisa foi analisar a divulgação do conhecimento científico gerado nas teses em Ciências Contábeis no Brasil defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu, entre 2009 e 2018. É um estudo com abordagem qualitativa de caráter descritivo, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados, utilizou-se dos repositórios de teses e dissertações e regimento dos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil, além do acervo disponível na plataforma lattes do CNPq. Foram analisados os dados registrados no currículo lattes dos doutores titulados em cada programa de pós-graduação. Os dados demonstram que as instituições de maior relevância em projetos de pesquisas, a FEA USP e FURB estão entre as que mais publicam. Constatou-se que as teses estudadas apresentam divulgação, em grande parte, por anais em congresso e eventos acadêmicos. Dentre os artigos publicados em periódicos científicos, 38,0% foram em revista de Qualis A2, B1 e B2, em que a FEA USP foi a universidade responsável pelo maior número de publicações. Verificou-se, ainda, que dos 302 artigos publicados com relação direta às teses dos doutorados, houve 2.382 citações em outras pesquisas científicas. Do total geral das teses defendidas e suas respectivas publicações em artigos periódicos, verifica-se que a região Sudeste foi a que obteve os maiores índices de publicações. Observou-se uma limitação em repassar esses dados da área contábil para a sociedade em geral, e uma das sugestões é modificar a forma de divulgação e da escrita, como por exemplo, em formato de palestras e workshops.
Referências
Albagli, S. (1996). Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da Informação, 25(3).
Almeida, A. Jr., & Maciel, R. (2005). Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, 162-173. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300014
Alves, M. F. & de Oliveira, J. F. (2014). Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, 30(2).
Araujo, A. M. P. (2017). Formação do Professor de Contabilidade: uma proposta pedagógica. Revista de estudios e Investigación en Psicología y Educación, 049-054. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2222
Barata, R. de C. B. (2016). Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 13(1), 13-41.
Bardagi, M., Lassance, M. C. P., Paradiso, Â. C., & Menezes, I. A. (2006). Escolha profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de estudantes formandos. Psicologia Escolar e Educacional, 10(1), 69-82. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572006000100007
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo (1a ed.). Edições v. 70.
Beuren, I. M. (2009). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. São Paulo: Atlas.
Borba, J. A., Souza, F. C. de, Rover, S., & Murcia, F. D. (2007). Um Olhar nos Currículos Lattes dos Doutores em Controladoria e Contabilidade formados pela Universidade de São Paulo. Anais Congresso da ANPAD, Rio de Janeiro/RS.
Borges, S. H. (2008). A importância do ensino de pós-graduação na formação de recursos humanos para o estudo da biodiversidade no Brasil: um estudo de caso na ornitologia. Biota Neotropica, 8(1), 21-27. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-06032008000100002
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES]. (2021). Cursos Avaliados e Reconhecidos. CAPES. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=27.%20Acesso%20em:%205%20de%20jan.%20de%202021.
Costa, A. de J. B., & Lustosa, P. R. (2012). Rankings dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis: análise da produção docente em contabilidade gerencial (2000-2009). Custos e @Gronegócio, 8(esp.), 129-152.
Cunha, J. V. A., Cornacchione, E. B. Jr., & Martins, G. de A. (2011). Contribuições científicas dos doutores em ciências contábeis: uma análise dos currículos lattes. Revista Universo Contábil, 7(2), 85-96. DOI: https://doi.org/10.4270/ruc.2011214
Cunha, J. V. A. D., Cornacchione, E. B. Jr., & Martins, G. D. A. (2008). Pós-graduação: o curso de doutorado em ciências contábeis da FEA/USP. Revista Contabilidade & Finanças, 19, 6-26. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000300002
Dantas, J. A., Silva, C. T., Santana, C. M., & Vieira, E. T. (2011). Padrões de comunicação científica em contabilidade: um comparativo entre a revista contabilidade e finanças e a the accounting review. Revista Contemporânea de Contabilidade, 8(16), 11-36. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n16p11
Dias, W. de O., Barbosa Neto, J. E., & Cunha, J. V. A. da. (2011). A comunicação do conhecimento científico: dados sobre a celeridade do processo de avaliação e de publicação de artigos científicos em periódicos da área de contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 8(15), 41-62. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2011v8n15p41
Fabre, V. V. & Bonfante, E. A. (2017). Produção científica sobre contabilidade pública: Estudo bibliométrico dos útimos 10 anos. Anais XIV Congresso USP. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n43p114-127
Fávero, M. D. L. D. A. (2006). A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, 17-36. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200003
Frigeri, M., & Monteiro, M. S. A. (2014). Qualis Periódicos: indicador da política científica no Brasil? Estudos de Sociologia, 37(19), 299-315.
Ganz, A. C. S., Lima, J. P. R., & Haveroth, J. (2019). Velhos problemas, novos olhares: Etnografia sobre a experiência de futuros doutores em contabilidade. Anais do USP International Conference in Accounting (vol. 19)
Mansur, V., Guimarães, C., Carvalho, M. S., Lima, L. D. D., & Coeli, C. M. (2021). Da publicação acadêmica à divulgação científica. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00140821
Martins, G. de A. (2007). Avaliação das avaliações de textos científicos sobre contabilidade e controladoria. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (Repec), 1(1), 1-13. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v1i1.1
Martins, O. S., & Monte, P. A. do. (2009). Um recorte da produção científica dos egressos de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 6(12), 127-150. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n12p127
Miranda, G. J., Santos, L. de A. A., Nova, S. P. de C. C., & Cornachione Junior, E. B (2013). A teoria do capital humano e as contribuições acadêmicas dos doutores em ciências contábeis no brasil. Revista Ambiente Contábil, 5(1).
Moutinho, L., Cesarino, P., & Novaes. S. C. (2019). Momento é de crise. Revista de Antropologia, 6(3). DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2019.165334
Mueller, S. P. M. (2002). Popularização do conhecimento científico. Revista de Ciência da Informação, 3(2).
Murcia, F. D., & Borba, J. A. (2008). Possibilidades de inserção da pesquisa contábil brasileira no cenário internacional: uma proposta de avaliação dos periódicos científicos de contabilidade e auditoria publicados em língua inglesa e disponibilizados no portal de periódicos da capes. Revista Contabilidade & Finanças, 19(46), 30-43. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000100004
Nobre, L. N., & Freitas, R. R. (2017). A evolução da pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering, 3(2), 18-30.
Noronha, D. P. (1997). Divulgação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em Saúde Pública. Revista Trans Informação, 9(3), 88-103.
Oliveira, J. C. de, Martins, C., Borba, J. A., & Silva, R. de F. C. da. (2007). Traçando o Perfil dos Pesquisadores em Produtividade (PQ) do Cnpq da Área de Administração e Contabilidade. Anais ENEPQ, Recife, PE.
Paletta, F. C., Silva, L. G., & Santos, T. V. A universidade como agente de geração e difusão de Informação, ciência e tecnologia. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 9(2).
Peleias, I. R., Silva, G. P. D., Segreti, J. B., & Chirotto, A. R. (2007). Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, 18, 19-32. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000300003
Pessoni, A. (2016). A divulgação científica nas universidades do grande ABC: inovações ou repetições de formatos? Comunicação & Informação, 19(1). DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v19i1.36973
Queiroz, G. B. R., & Becker, V. (2016). Jornalismo e divulgação científicos nas universidades brasileiras: análise de estratégias para facilitar o acesso à C&T. Brazilian Journalism Research, 12(3).
Sacardo, M. S., & Hayashi, M. C. P. I. (2011). Balanço bibliométrico da produção científica em Educação Física e Educação Especial oriunda de teses e dissertações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 8(15), 111-135. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2011.v8.212
Santos, A. L. F., & Azevedo, J. M. L. (2009). A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, 14(42). DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000300010
Severino, A. J. (2006). A avaliação no PNPG 2005-2010 e a política de pós-graduação no Brasil. In Ferreira, N. S. C. (Ed.).
Silva, F. A. (2020). Ser professor-contador: a competência para atuar no espaço-tempo de sala de aula no ensino superior na formação de contadores. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA.
Silva, A. G. da, Morais, F. M. S. G. de, Farias, I. P.; Medeiros, P. M. de, & Araújo, J. G. N de. (2019). Dificuldades do Docente no Processo de Orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso: um estudo em cursos de ciências contábeis em instituições de ensino superior da grande Recife. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 7(1), 20-38. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n1.36118
Silva, R. S., & Rodrigues, J. C. (2013). O ensino da contabilidade no Brasil–características e tendências. V Encontro Científico Sul Mineiro de Administração, Contabilidade e Economia-ECOSUL.
Sucupira, N. (2021). Definição e regulamentação de cursos de pós-graduação - Parecer CFE no 977/65. Revista Brasileira de Educação. Recuperador de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NsLTtFBTJtpH3QBFhxFgm7L/?lang=pt&format=html
Suleski, J., & Ibaraki, M. (2009). Scientists are talking, but mostly to each other: a quantitative analysis of research represented in mass media. Public Understanding Of Science, 19(1), 115-125. DOI: https://doi.org/10.1177/0963662508096776
Tanaka, L. M. (2021). Impacto Social de Programas de Pós-graduação no Brasil com Interfaces na Área de Sustentabilidade Urbana. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais/impacto-social-de-programas-de-pos-graduacao-no-brasil-com-interfaces-na-area-de-sustentabilidade-urbana%3E
Vendramin, E. de O., Lima, J. P. R. de, Santos, I. J. dos, Guasso, M. V. P., & Fernandes, N. (2020). O que se pesquisa em ensino contábil? Análise do Congresso USP de Contabilidade e Iniciação Científica. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 19. https://doi.org/10.16930/2237-766220203107 DOI: https://doi.org/10.16930/2237-766220203107
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.