Afetividade negativa e intenção de abandono entre estudantes de Ciências Contábeis durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220223314

Palavras-chave:

Intenção de Abandono, Afetividade Negativa, Estudantes, Pandemia, COVID-19

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe efeitos negativos para a saúde mental da população. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse, aqui denominados de afetividade negativa, foram potencializados no período pandêmico, o que pode ter gerado um impacto na intenção dos estudantes de abandonar seus cursos superiores, tendo em vista o cenário de adversidades. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo verificar a influência da afetividade negativa na intenção de abandono entre estudantes de ciências contábeis durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey com 194 estudantes do curso de ciências contábeis de uma universidade pública. Para a análise de dados, foram utilizadas técnicas de análise descritiva, análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. O modelo estrutural foi desenvolvido à luz da Teoria do Comportamento Planejado, que permitiu verificar a influência das atitudes, norma subjetiva e controle comportamental percebido sobre a intenção de abandono. Ainda, o modelo amplia o escopo da teoria ao integrar a variável afetividade negativa, formada por elementos relacionados a sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Os resultados evidenciaram que a intenção de abandono é influenciada pela atitude em relação ao abandono e pela afetividade negativa, de modo que uma atitude desfavorável ao comportamento reduz a intenção de abandono, enquanto uma maior incidência da afetividade negativa (i.e., sintomas de depressão, ansiedade e estresse) potencializa a intenção do estudante deixar o curso. Por outro lado, a norma subjetiva e o controle comportamental percebido não apresentaram influência sobre a intenção de abandono, divergindo do que é proposto pela Teoria do Comportamento Planejado. Do ponto de vista gerencial, os achados da pesquisa contribuem para que gestores universitários elaborem estratégias com foco na retenção de estudantes e na promoção e preservação da saúde mental no ambiente universitário, tendo em vista que, ao melhorar as condições psicológicas dos estudantes, os níveis de abandono tendem a reduzir. Além disso, do ponto de vista social, a pesquisa contribui ao promover o debate sobre a importância de um ambiente acadêmico saudável e favorável ao bem-estar psicológico dos estudantes.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Souza, M. G. B. de, Aquino, C. V. M. G., & Silva, C. R. M. da. (2022). Afetividade negativa e intenção de abandono entre estudantes de Ciências Contábeis durante a pandemia da Covid-19 . Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 21, e3314. https://doi.org/10.16930/2237-766220223314

Edição

Seção

Artigos