Habilidade Política de estudantes de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220233351Palavras-chave:
Habilidade Política, Estudantes Universitários, Estudantes de Ciências ContábeisResumo
O estudo sobre habilidade política é recente e ainda incipiente no Brasil, mesmo sendo uma habilidade importante para o desenvolvimento da carreira e desempenho profissional. Assim, esta pesquisa busca analisar o nível de habilidade política dos estudantes de Ciências Contábeis. Deste modo, foi realizado um estudo de caráter quantitativo operacionalizado por meio de um levantamento junto a duas instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, alcançando 133 participações válidas. Os dados foram analisados a partir de estatística descritiva e teste multivariado de diferença entre grupos. Ainda, os resultados apontaram no geral um nível médio de habilidade política dos estudantes, além de apresentarem nas quatro dimensões uma percepção alta de aparente sinceridade, média em influência interpessoal e astúcia social, e baixa em capacidade de networking. Não menos importante, os testes estatísticos não apontaram diferença significativa entre os grupos dos respondentes e a habilidade política. O estudo contribui em identificar o nível percebido de habilidade política dos estudantes e busca estimular as instituições de ensino a desenvolverem práticas educacionais que instiguem a ampliação da habilidade política de seus estudantes que, consequentemente, irão impactar em sua carreira profissional.
Referências
Atshan, N. A., Al‐Abrrow, H., Abdullah, H. O., Khaw, K. W., Alnoor, A., & Abbas, S. (2022). The effect of perceived organizational politics on responses to job dissatisfaction: the moderating roles of self‐efficacy and political skill. Global Business and Organizational Excellence, 41(2), 43-54. DOI: https://doi.org/10.1002/joe.22141
Bagozzi, R. P., & Lee, K. H. (2002). Multiple routes for social influence: The role of compliance, internalization, and social identity. Social Psychology Quarterly, 226-247. DOI: https://doi.org/10.2307/3090121
Blickle, G., Ferris, G. R., Munyon, T. P., Momm, T., Zettler, I., Schneider, P. B., & Buckley, M. R. (2011). A multi-source, multi-study investigation of job performance prediction by political skill. Applied Psychology: An International Review, 60(3), 449-474. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1464-0597.2011.00443.x
Bostanci, A. B. (2020). The relationship between teachers’ political skills and work engagement. International Journal of Education and Literacy Studies, 8(4), 53-63. DOI: https://doi.org/10.7575/aiac.ijels.v.8n.4p.53
Buchanan, D. A. (2008). You stab my back, I’ll stab yours: Management experience and perceptions of organization political behaviour. British Journal of Management, 19(1), 49-64. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2007.00533.x
Butt, S. S., Nissar, Q. A., Nadeem, S., & Baig, F. (2017). Longitudinal study to examine the influence of emotional intelligence on organizational citizenship behavior: Mediating role of political skills. WALIA journal, 33(1), 54-63.
Chen, H., Jiang, S., & Wu, M. (2021). How important are political skills for career success? A systematic review and meta-analysis. The International Journal of Human Resource Management, 1-27. DOI: https://doi.org/10.1080/09585192.2021.1991434
De Clercq, D., Ul Haq, I., Azeem, M. U., & Ahmad, H. N. (2019). The relationship between workplace incivility and helping behavior: Roles of job dissatisfaction and political skill. Journal of Psychology, 153(5), 507-527. DOI: https://doi.org/10.1080/00223980.2019.1567453
Ferris, G. R., Perrewé, P. L., & Anthony, W. P. (2003). Political skill at work. Organizational influence processes, 7, 395-407.
Ferris, G. R., Treadway, D. C., Kolodinsky, R., & Hochwarter, W. A. (2005). Development and validation of the political skill inventory. Journal of management, 31(1), 126-152. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206304271386
García-Chas, R., Neira-Fontela, E., Varela-Neira, C., & Curto-Rodríguez, E. (2019). The effect of political skill on work role performance and intention to leave: A moderated mediation model. Journal of Leadership & Organizational Studies, 26(1), 98-110. DOI: https://doi.org/10.1177/1548051818774547
Geri, S. (2014). Comparing political skills in terms of personality types: A research on students in individual or team sports. International Online Journal of Educational Sciences, 6(3), 533-543. DOI: https://doi.org/10.15345/iojes.2014.03.003
Genau, H. A., Blickle, G., Schütte, N., & Meurs, J. A. (2022). Machiavellian leader effectiveness: The moderating role of political skill. Journal of Personnel Psychology, 21(1), 1. DOI: https://doi.org/10.1027/1866-5888/a000284
Geyer, P. D. (2014). Political skill and self-efficacy among college students. Researchers World, 5(3), 11.
Geyer, P. D. (2018). Adjustment-seeking behavior: The role of political skill and self-efficacy in training students to be more actively engaged in their studies. Active Learning in Higher Education, 19(3), 225-237. DOI: https://doi.org/10.1177/1469787417721993
Good, M. C., & Schwepker Jr, C. H. (2022). Business-to-business salespeople and political skill: Relationship building, deviance, and performance. Journal of Business Research, 139, 32-43. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.09.035
Hochwarter, W. A., James, M., Johnson, D., & Ferris, G. R. (2004). The interactive effects of politicsperceptions and trait cynicism on work outcomes. Journal of Leadership & Organizational Studies, 10(4), 44-57. DOI: https://doi.org/10.1177/107179190401000404
International Federation of Accountants [IFAC] (2014). International Accounting Education Standards Board [IAESB]. International Education Standard (IES) 3 –Initial Professional Development – Professional Skills (revised). Recuperado em 03 janeiro, 2022, de https://www.iaesb.org/
Irwin, K. M. (2021). Characteristics Influencing Academic Librarians’ Political Skills: Keys to Organizational Effectiveness and Career Success. Journal of Library Administration, 61(2), 207-230. DOI: https://doi.org/10.1080/01930826.2020.1853471
Kacmar, K. M., Andrews, M., Harris, K., & Tepper, B. (2013). Ethical leadership and subordinate outcomes: The mediating role of organizational politics and the moderating role of political skill. Journal of Business Ethics, 115(1), 33-44. DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-012-1373-8
Levy, D. A., Collins, B. E., & Nail, P. R. (1998). A new model of interpersonal influence characteristics. Journal of social behavior and personality, 13(4), 715.
Lima, J. P. R. D., Vendramin, E. D. O., & Miranda, C. D. S. (2021). Quem tem medo de se comunicar? análise da apreensão na comunicação de estudantes de Ciências Contábeis. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 16(1), 105-120. DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.30366
Lvina, E., Johns, G., & Vandenberghe, C. (2018). Team political skill composition as a determinant of team cohesiveness and performance. Journal of Management, 44(3), 1001-1028. DOI: https://doi.org/10.1177/0149206315598371
Phipps, S. T., & Prieto, L. C. (2015). Women versus men in entrepreneurship: A comparison of the sexes on creativity, political skill, and entrepreneurial intentions. Academy of Entrepreneurship Journal, 21(1), 32.
Scagliusi, F. B. et al. (2004). Translation into Portuguese of the Marlowe-Crowne social desirability scale. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 31, 272-278. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832004000600001
Todd, S. Y. et al. (2009). Career success implications of political skill. The Journal of Social Psychology, 149(3), 279-304. DOI: https://doi.org/10.3200/SOCP.149.3.279-304
Yildiz, K. (2018). Political skill and social loafing behavior of university students. International Online Journal of Educational Sciences, 10(2), 59-80. DOI: https://doi.org/10.15345/iojes.2018.02.005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Catarinense da Ciência Contábil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.