Explorando aspectos relacionados à aprendizagem de estudantes da área de negócios durante o ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220233393Palavras-chave:
Aprendizagem, Estudantes, Área de negócios, Ensino remoto emergencialResumo
Este estudo teve por objetivo analisar aspectos positivos e negativos relacionados à aprendizagem percebida de estudantes que ingressaram de forma remota em cursos da área de Negócios de uma instituição de ensino superior pública do Rio Grande do Sul. Para alcançar este objetivo realizou-se a aplicação de questionário on-line a 50 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. A abordagem quantitativa do estudo permitiu evidenciar que, de modo geral, ao final da experiência inicial com o ensino remoto emergencial, os estudantes que participaram do estudo percebem sua aprendizagem no semestre cursado como suficiente. Os resultados também demonstraram que o aspecto pedagógico se relacionou tanto de forma negativa quanto positiva com a aprendizagem, destacando-se os métodos de ensino utilizados pelos professores (relação positiva) e a interação reduzida ou inexistente com os professores (relação negativa). O estudo contribui na identificação do aspecto pedagógico, com o foco no professor e suas estratégias de ensino, como influenciador da aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Os achados também reforçam a importância do apoio ao estudante e sua preparação para a utilização de tecnologias na educação, a necessidade de formação continuada para os professores e de se repensar as práticas docentes utilizadas, incorporando recursos didáticos tecnológicos ao ensino pós-crise. Além disso, as evidências apontam a necessidade de adoção de uma abordagem combinada entre ensino presencial e a distância (ensino híbrido) como uma facilitadora do aprendizado, buscando um ensino de qualidade e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a formação do estudante.
Referências
Agnez, L. (2021). Desafios do ensino remoto no contexto da pandemia: riscos, potencialidades e tendências. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, 11(28), 89-102. https://doi.org/10.46952/rebej.v11i28.437
Almeida, N. S, & Coimbra, C. L. (2018). Avaliação Discente. In G. J. Miranda, E. A Leal, & S. P. C. Casa Nova. Revolucionando a docência universitária: Orientações, experiências e teorias para a prática docente em negócios. Atlas.
Anastasiou, L. G. C. (2015). Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem. In L. G. C. Anastasiou, & L. P. Alves. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula (10a ed.). Univille.
Araújo, E. A. T., Camargos, M. A., Camargos, M. C. S., Dias, A. T. (2013). Desempenho Acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis: uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES privada. Revista Contabilidade Vista & Revista, 24(1), 60-83. https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1181
Bach, T. M., Walter, S. A., Frega, J. R., Müller, J. M. S. (2014). Fatores de influência na aprendizagem percebida dos alunos de cursos de Administração. Avaliação, 19(1), 13-30. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000100002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000100002
Baczek, M., Zaganczyk-Baczek, M., Szpringer, M., Jaroszynski, A., Wozakowska-Kaplon, B. (2021). Students' perception of online learning during the COVID-19 pandemic: a survey study of Polish medical students. Medicine, 100, e24821. https://doi.org/10.1097/md.0000000000024821 DOI: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000024821
Beck, F., & Rausch, R. B. (2014). Fatores que Influenciam o Processo Ensino-Aprendizagem na Percepção de Discentes do Curso de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade Vista & Revista, 25(2), 38-58.
Carbinatto, B. (2020, 31 de dezembro). Há um ano, a Covid-19 era identificada. Veja o que aconteceu desde então – mês a mês. Revista Super Interessante. https://super.abril.com.br/sociedade/ha-um-ano-a-covid-19-era-identificada-veja-o-que-aconteceu-desde-entao-mes-a-mes/
Carreira, F. C., Barretto, R., Santiago, I. C., & Brunstein, J. (2023). Ensino Remoto em tempos de pandemia: Oportunidades para uma aprendizagem transformadora. Revista de Administração de Empresas – RAE, 63(1), 1-21. https://doi.org/10.1590/S0034-759020230106 DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020230106x
Choi, B. C. K., & Pak, A. W. P. (2005). A Catalogo f Bieses in Questionnaires. Preventing Chronic Disease, 2(1), 1-13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1323316/
Conselho Nacional de Educação [CNE] (2020). Parecer CNE nº 19/2020, de 10 de dezembro de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167131-pcp019-20&category_slug=dezembro-2020-pdf&Itemid=30192
Coqueiro, N. P. S., & Sousa, E. C. (2021). A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19. Brazilian Journal of Development, 7(7), 66061-66075. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-060 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-060
Dosea, G. S., Rosário, R. W. S., Silva, E. A. S., Firmino, L. R., & Oliveira, A. M. S. (2020). Métodos ativos de aprendizagem no ensino: a opinião de universitários durante a pandemia de Covid-19. Interfaces Científicas, 10(1), 137-148. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148 DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
Field, A. (2009). Descobrindo a Estatística usando o SPSS (2a ed.). Artmed.
Fogarty, T. J. (2020). Accounting education in the post-COVID world: looking into the Mirror of Erised. Accounting Education, 29(6), 563-571. https://doi.org/10.1080/09639284.2020.1852945 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2020.1852945
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Flores, M. A., Simão, A. M. V., Barros, A., Flores, P., Pereira, D., Fernandes, E. L., Ferreira, P. C., & Costa, L. (2021). Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19. Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, 1-28. https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1 DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_1
Gaviria, D., Arango, J., & Valencia, A. (2015). Reflections about the use of information and communication technologies in accounting education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 176, 992-997. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.569 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.569
Gil, A. C. (2020). Metodologia do ensino superior (5a ed.). Atlas.
Gonçalves, M., Anjos, E. A., & Costa, F. (2022). Fatores que interferem na intenção comportamental de uso das aulas remotas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis das Instituições Públicas Paranaenses. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 21, 1-19. https://doi.org/10.16930/2237-7662202232931 DOI: https://doi.org/10.16930/2237-766220223293
Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino Superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41(e238957), 1-27. DOI: https://doi.org/10.1590/es.238957
Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, 27(1), 1-9.
Lago, N. C., Terra, S. X., Caten, C. S. T., Ribeiro, J. L. D. (2021). Ensino remoto emergencial: investigação dos fatores de aprendizado na educação superior. RIAEE - Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 16(2), 391-406. https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14439 DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14439
Lassoued, Z., Alhendawi, M., & Bashitialshaaer, R. (2020). An exploratory study of the obstacles for achieving quality in distance learning during the COVID-19 pandemic. Education Sciences, 10(232). https://doi.org/10.3390/educsci10090232 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci10090232
Lima, H. C. (2023). Para além do aprender: competência e habilidades na Contabilidade Introdutória à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. [Dissertação de Mestrado]. Universidade de São Paulo.
Marques, L. M., & Biavatti, V. T. (2019). Estratégias Aplicadas no Ensino da Contabilidade: Evidências dos Planos de Ensino de uma Universidade Pública. Revista GUAL, 12(2), 24-47. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24 DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24
Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2016). Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas (3a ed.). Atlas.
Mazzioni, S. (2013). As Estratégias Utilizadas no Processo de Ensino-Aprendizagem: Concepções de Alunos e Professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, 2(1), 93-109. https://doi.org/10.15210/reat.v2i1.1426
Ministério da Educação (2020). Portaria MEC nº 1.038 de 7 de dezembro de 2020. Dispõe sobre o retorno às aulas presenciais – pandemia do novo Coronavírus – Covid-19. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mec-n-1.038-de-7-de-dezembro-de-2020292694534
Moreira, J. A. M, Henriques, S., & Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364. https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123 DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
Muthuprasad, T., Aiswarya, S., Aditya, K. S., & Jha, G. K. (2021). Students' perception and preference for online education in India during COVID-19. Social Sciences & Humanities Open, 3(100101). https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100101 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100101
Nasu, V. H. (2021). Remote Learning under The COVID-19 Social Distancing: Reflections and a Netnography Study. Journal of Information Systems and Technology Management, 18, e202118005, 1-15. https://doi.org/10.4301/S1807-1775202118005 DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-1775202118005
Nasu, V. H. (2019). Relationship between the Use of Information and Communication Technology (ICT) and Academic Aspects: Perceptions from Brazilian Accounting Students. Revista Base, 16(2), 235-252. https://doi.org/10.4013/base.2019.162.03 DOI: https://doi.org/10.4013/base.2019.162.03
Nogueira, D. R., Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. P. C. (2020). E agora, José? Metodologias em tempos de crise: ventos da mudança ou tsunami on-line. In D. R. Nogueira, E. A. Leal, G. J. Miranda, & S. P. C. Casa Nova, Revolucionando a sala de aula II: novas metodologias ainda mais ativas. Atlas.
Pavione, C. S. S. N., Avelino, B. C., & Francisco, J. R. S. (2016). Fatores que Influenciam o Processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Análise em uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais. REPeC – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 10(2), 196-219. http://dx.doi.org/10.17524/repec.v10i2.1371 DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v10i2.1371
Portaria nº 2.117 de 6 de dezembro de 2019. (2019). Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913
Quintana, A. C., & Afonso, L. E. (2018). Tecnologias na Educação: Há Impacto no Desempenho Acadêmico? Revista Universo Contábil, 14(1), 7-28. https://doi.org/10.4270/ruc.2018101 DOI: https://doi.org/10.4270/RUC.2018101
Ribeiro, H. C. M., & Corrêa, R. (2021). Estratégias de Ensino Praticadas nas Instituições de Ensino Superior Privada de um Grupo Educacional do Brasil Frente a Pandemia do Covid-19. Revista Gestão Organizacional, 14(1), 333-355. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5658 DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5658
Rocha, M. B. (2020). (Re)Aprender a ensinar em tempos de Covid-19: discutindo os desafios na prática docente. Revista Práxis, 12(1), 207-2017. https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3489 DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3489
Rocha, V. R. R., & Figueiredo, L. S. (2021). Utilização das ferramentas MOODLE e Webex Meetings no ensino remoto do CIAAR: impactos durante a pandemia causada pela COVID-19. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, 8(1), 166-185. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/6680
Sangster, A., Stoner, G., & Flood, B. (2020). Insights into accounting education in a COVID-19 world. Accounting Education, 29(5), 431-562. https://doi.org/10.1080/09639284.2020.1808487 DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2020.1808487
Schmitt, D. C., Bugalho, D. K., & Kruger, S. D. (2021). Percepções Docentes e às Estratégias de Ensino-aprendizagem durante o Isolamento Social Motivado pela Covid-19. Revista Catarinense de Ciência Contábil, 20(e3133), 1-19. https://doi.org/10.16930/2237-7662202131331 DOI: https://doi.org/10.16930/2237-7662202131331
Silva, A. C. O., Sousa, S. A., Menezes, J. B. F. (2020). O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, 36, 298-315. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383 DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
Silveira, S. R., Vit, A. R. D., Bertolini, C., & Cunha, G. B. (2021). Impressões dos alunos de um curso de bacharelado em sistemas de informação acerca do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 20, e388. https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569 DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569
Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (2020, 11 de março). Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. https://www.unasus.gov.br/noticia
Soares, C. S., Guimarães, D. E. L., & Souza, T. V. (2021). Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 20, e3182, 1-19. https://doi.org/10.16930/2237-7662202131821 DOI: https://doi.org/10.16930/2237-766220213182
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Catarinense da Ciência Contábil
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista pertencem ao(s) respectivo(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos para a Revista Catarinense da Ciência Contábil - RCCC. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. O conteúdo dos artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.