PROVÃO: O DESAFIO NA QUALIDADE E AVALIA çÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Maria Elisabeth Pereira Kraemer
  • Elisabeth Caldeira
  • Cristhiano Bossardi de Vasconcellos

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n2p37-46

Resumo

Com a sociedade globalizada exigindo cada vez mais qualidade, e o mercado de trabalho caçando talentos com maior nível de excelência, é fundamental investir na qualidade para não ficar em desvantagem. Portanto, só um curso superior de bom nível poderá formar profissionais bem preparados para os desafios do mundo moderno. Neste contexto, o Ministério da Educação, Paulo Renato Souza, propôs e o Congresso Nacional aprovou a criação, em 1995, o Exame Nacional de Cursos, chamado de PROVÃO, um instrumento para avaliar os cursos superiores brasileiros, diagnosticar as deficiências e contribuir para melhorar a qualidade da educação. O objetivo do Provão é ser uma ferramenta para a melhoria da qualidade desse nível de ensino, e vários indicadores mostram que isso tem efetivamente acontecido. É verificar a aquisição e a capacidade de uso das competências e habilidades gerais pertinentes às áreas avaliadas.

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Pereira Kraemer

Contadora, CRC/SC nO 11.170, Professora e Membro da equipe de Ensino e Avaliação na Pró-Reitoria de Ensino da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Relações Econômicas Sociais e
Internacionais pela Universidade do Minho-Portugal. Doutoranda em Ciências Empresariais pela Universidade do Museu Social da Argentina. Membro da Corrente Científica Brasileira do Neopatrimonialismo e da ACIN - Associação Científica Internacional Neopatrimonialista.

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Publicado

2002-08-01

Como Citar

Kraemer, M. E. P., Caldeira, E., & Vasconcellos, C. B. de. (2002). PROVÃO: O DESAFIO NA QUALIDADE E AVALIA çÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 1(2), p. 37–46. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n2p37-46

Edição

Seção

Artigos