Estilos de aprendizagem, desempenho acadêmico e avaliação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220192837

Palavras-chave:

Curso de Ciências Contábeis, Kolb, Inventário de Vark.

Resumo

O entendimento dos estilos de aprendizagem se torna necessário para identificar como os discentes se concentram, absorvem e transformam as informações recebidas em conhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os estilos de aprendizagem com o desempenho acadêmico em estudantes de Ciências Contábeis e com a avalição sobre os docentes. O material para realizar o estudo descritivo e relacional com abordagem quantitativa foi obtido com questionários de autopreenchimento junto a 257 estudantes de todos os períodos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do Sul do Brasil. Os métodos estatísticos usados foram teste t de Student, análise de variância e análise de correlação. Os resultados mostraram a predominância do estilo auditivo (37,4%), seguido do cinestésico (23,7%) no modelo Vark, e do convergente (43,6%), seguido do assimilador (40,1%) no modelo de Kolb (1984), e os menos representados foram, respectivamente para esses dois modelos, o visual (5,1%) e o divergente (2,7%). Os estilos com menores desempenhos para o curso como um todo foi o divergente, que teve uma nota média dos alunos de 7,28 e o acomodador, com 7,47. A avaliação que os alunos fazem dos professores que ministram as disciplinas em que estão matriculados indica que os períodos com menores desempenhos avaliam melhor os docentes e vice-versa. Por fim, a autoavaliação que os professores fazem é estatisticamente maior que a feita pelos alunos em relação às práticas docentes, entretanto, as diferenças diminuem na medida em que se analisam os dados dos últimos períodos.

Biografia do Autor

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí. Endereço: Av. Marcos Konder, 1.100, apto. 801, Centro | 88301-302 | Itajaí/SC | Brasil.

Claudia Ribeiro Alves, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí. Endereço: Rua Camboriú, 689, apto. 04, Centro | 88301-450 | Itajaí/SC | Brasil.

Sayonara de Fátima Teston, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina. Endereço: Av. Nereu Ramos, 3777-D | Seminário | 89813-000 | Chapecó/SC | Brasil.

Jaqueline Werner Olm, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí. Endereço: Rua David Adão Schimidt, 168 | Barra do Rio | 88305-400 | Itajaí/SC | Brasil.

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Publicado

2019-06-03

Como Citar

Lizote, S. A., Alves, C. R., Teston, S. de F., & Olm, J. W. (2019). Estilos de aprendizagem, desempenho acadêmico e avaliação docente. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 18, 1–16. https://doi.org/10.16930/2237-766220192837

Edição

Seção

Artigos