Composição e Expressividade das Despesas com Educação na Execução do Orçamento do Governo Federal do Brasil

Autores

  • Flávio da Cruz
  • Orion Augusto Platt Neto

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v8n22p75-92

Palavras-chave:

Despesas com educação, Orçamento público, Governo Federal do Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar os valores, a composição e a expressividade das despesas empenhadas na função educação do orçamento do Governo Federal do Brasil, referentes aos anos de 2006 e 2007, comparando-as às demais despesas públicas relevantes. Para isto, é feita a identificação, a apresentação e a análise de informações da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A pesquisa é de natureza aplicada, para a qual foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória. Foi realizada a revisão de literatura e a análise documental de demonstrativos contábeis. Os dados analisados permitiram perceber que as despesas com a função educação do governo estão entre as mais expressivas do orçamento federal, constituindo a quinta maior, com valor de R$ 17,3 bilhões em 2006 e R$ 21,5 bilhões em 2007. Todavia, seu valor apresenta expressividade baixa, representando 2,2% em 2006 e 2,6% em 2007 do total das despesas orçamentárias.

Biografia do Autor

Flávio da Cruz

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.


Orion Augusto Platt Neto

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2009-04-01

Como Citar

Cruz, F. da, & Platt Neto, O. A. (2009). Composição e Expressividade das Despesas com Educação na Execução do Orçamento do Governo Federal do Brasil. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 8(22), p. 75–92. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v8n22p75-92

Edição

Seção

Artigos