O uso do controle interno na gestão das operações: um estudo de caso em empresa hoteleira

Autores

  • Rogério João Lunkes
  • Fabricia Silva da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n13p43-58

Palavras-chave:

Hotel, Controle interno, Elementos, Fraudes.

Resumo

O aumento da competitividade está levando os hotéis a aperfeiçoar seus sistemas de controle interno. É neste sentido que se desenvolve o tema do trabalho: análise de elementos básicos de controle interno em empresa hoteleira. O controle interno é o processo desenvolvido pelo gestor para prover a relativa realização dos objetivos. O método utilizado para desenvolver esta pesquisa foi descritivo, conduzido através de levantamento bibliográfico e delineamento do tipo estudo de caso. Os resultados obtidos indicam que o hotel utiliza poucos controles formais, como procedimentos, regulamentos, códigos e manuais.

Biografia do Autor

Rogério João Lunkes

Doutor em Gestão de Negócios pela EPS/UFSC e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fabricia Silva da Rosa

Professora da UFSC e da Faculdade Estácio de Sá.

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Publicado

2006-04-03

Como Citar

Lunkes, R. J., & Rosa, F. S. da. (2006). O uso do controle interno na gestão das operações: um estudo de caso em empresa hoteleira. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 5(13), p. 43–58. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n13p43-58

Edição

Seção

Artigos