Empregabilidade no setor contábil, modalidade de formação acadêmica e gênero: qual a relação?
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220192847Palavras-chave:
Empregabilidade, Formação Acadêmica, Ciências Contábeis, Gênero, Ensino Presencial, Ensino à Distância.Resumo
Investigou-se, nesta pesquisa, a relação entre as variáveis: empregabilidade, modalidade de formação acadêmica e gênero, a fim de identificar se os profissionais da contabilidade consideram os antecedentes educacionais e o gênero em suas decisões de contratações, discutindo, também, a opinião destes com relação à equivalência entre cursos ministrados presencialmente e on-line. Os dados, coletados de uma amostra de 188 proprietários de organizações contábeis de quatro microrregiões do Triângulo Mineiro, revelaram um perfil de respondentes, em sua maioria, do gênero masculino (70,7%), com formação em nível superior (67,7%) e idade média de 47 anos. Prevalecem profissionais que não conhecem ou vivenciaram o ensino a distância (EaD) (66,5%). Em 16 organizações não há nenhuma mulher no quadro funcional. Os dados analisados por meio da Estatística Descritiva, Análise de Frequência e Teste t-Student confirmaram que em situações de decisão de contratação há preferência por candidatos e candidatas que tenham obtido sua graduação por meio do ensino presencial. Constatou-se, em uma escala de 0 a 10, que a maior média de recomendação é para candidatas do gênero feminino que tenham cursado sua graduação na modalidade de ensino presencial (?=8,67). Confirmou-se, portanto, a relação entre a empregabilidade, usada como proxy para a decisão de contratação, a formação acadêmica na modalidade de ensino presencial, e o gênero feminino nas preferências contratuais de profissionais da contabilidade. Os resultados apontam ainda que 58,51% da amostra investigada consideram que as faculdades e cursos ministrados de forma on-line são inferiores aos presenciais.Referências
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