Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-766220213182Palavras-chave:
Covid-19, Ensino remoto, Metodologias ativas, Papel do professorResumo
O estudo objetivou investigar a percepção de acadêmicos presenciais do curso de ciências contábeis de uma universidade pública que adotou o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, ressaltando-se os aspectos que favorecem ou dificultam a aprendizagem. Foi realizado um estudo qualitativo e descritivo, com dados coletados mediante 4 grupos focais com a participação de 80 alunos de um curso presencial de graduação em ciências contábeis. Os resultados indicam que os alunos percebem como aspectos facilitadores do ensino remoto os fatores estruturais (flexibilização nos prazos para entrega de atividades), pessoais e coletivos (autonomia no processo de aprendizagem) e didático-pedagógicos (uso de metodologias ativas pelo professor). Quanto aos aspectos que dificultam a aprendizagem, destacam-se os fatores externos (falta de acesso à internet), individuais (não manter rotina de estudos e elevação do nível de estresses) e práticas docentes tradicionais (aulas monótonas por videoconferência). Por fim, observa-se uma visão otimista para tendências futuras, com alterações nos aspectos humanos (mudança de paradigma do papel do aluno), institucionais (maior utilização da tecnologia) e formativos (uso de metodologias ativas). Conclui-se que a utilização de metodologias ativas no aspecto didático e pedagógico eleva a participação do número de alunos nas aulas remotas e melhora a qualidade da aprendizagem. O estudo pode contribuir com as instituições de ensino que adotam o ensino remoto emergencial para continuidade das atividades acadêmicas em períodos de crise, bem como aos docentes que planejam suas atividades, ressaltando-se o papel do professor e a importância das metodologias ativas na construção do conhecimento.
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