Características dos projetos de crowdfunding e sucesso das campanhas voltadas para o financiamento literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-766220243488

Palavras-chave:

Crowdfunding, Captação de recursos, Financiamento coletivo, Financiamento literário

Resumo

O crowdfunding emergiu como alternativa ao financiamento tradicional, permitindo a arrecadação de recursos apoiadores por meio de plataformas digitais. Este estudo analisa a influência das características dos projetos de crowdfunding no sucesso de campanhas voltadas para o financiamento literário, contribuindo para a literatura e oferecendo diretrizes práticas para receptores que buscam maximizar suas chances de sucesso em campanhas desta modalidade. Os fatores analisados incluem a meta financeira, a duração da campanha, o tipo de campanha, o detalhamento orçamentário, o uso de recursos audiovisuais, a experiência e o gênero do criador, além da influência regional. Tais fatores foram examinados em uma amostra de 2.286 campanhas finalizadas na plataforma Cartase. Tal relação foi estruturada a partir de modelos econométricos testados pela regressão logística. Os resultados mostram que metas com valores maiores e duração das campanhas reduzem a chance de sucesso dos projetos. No entanto, as campanhas que liberam o recurso para os receptores, independentemente de atingirem ou não a meta (tipo de campanha fixa), campanhas que apresentam uma maior divulgação por meio de recursos audiovisuais apresentam uma maior probabilidade de sucesso. O estudo evidencia as diferenças sociodemográficas como fator determinante de sucesso das campanhas, com destaque para as regiões Sul e Sudeste. Esses achados não apenas enriquecem a compreensão do crowdfunding literário, mas também oferecem insights valiosos para criadores que buscam otimizar suas campanhas e aumentar suas chances de sucesso.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Oliveira, M. E. G. L. de, Albuquerque Filho, A. R., Vasconcelos, A. C. de, & Garcia , E. A. da R. (2024). Características dos projetos de crowdfunding e sucesso das campanhas voltadas para o financiamento literário. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 23, e3488. https://doi.org/10.16930/2237-766220243488

Edição

Seção

Artigos