O impacto da Contabilidade no Sistema de Gestão Fiscal

Autores

  • Maria Elisabeth Pereira Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n6p19-31

Resumo

A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe uma série de novos desafios para os gestores públicos no Brasil. Dentre os princípios da Lei estão o planejamento, a transparência no uso de recursos públicos e a participação popular. O papel do contabilista é o de fornecer dados e informações com transparência e controle para execução de uma contabilidade responsável e, desta forma, contribuir com a sociedade naquilo que melhor saber fazer: contabilidade. O Conselho Federal de Contabilidade abraçou a causa e partiu para a elaboração de um guia que pudesse melhor orientar os gestores na aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, cuidando para que a linguagem deste guia fosse simples, didática e dirigida, principalmente aos novos prefeitos que ainda não haviam tido um relacionamento mais constante com as regras fiscais e contábeis. Assim, este trabalho pretende mostrar o que, em resumo é a Lei de Responsabilidade Fiscal, sua aplicação e a importância do profissional contábil no auxílio aos gestores.

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Pereira Kraemer

Contadora, CRC/SC nº 11.170, Professora e Integrante da equipe de Ensino e Avaliação na Pró-Reitoria de Ensino da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Relações Económicas Sociais e Internacionais pela Universidade do Minho-Portugal. Doutoranda em Ciências Empresariais pela Universidade do Museu Social da Argentina. Integrante da Corrente Científica Brasileira do Neopatrimonialismo e da ACIN - Associação Científica Internacional Neopatrimonialista.

Downloads

Publicado

2003-12-01

Como Citar

Kraemer, M. E. P. (2003). O impacto da Contabilidade no Sistema de Gestão Fiscal. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(6), p. 19–31. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n6p19-31

Edição

Seção

Artigos