A análise de balanços como ferramenta na avaliação do desempenho empresarial e na geração de informações

Autores

  • Osir Afonso Tessari

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n6p67-73

Palavras-chave:

Análise de Balanços, Índices Econômico-financeiros, Desempenho, Informação.

Resumo

A contabilidade é um instrumento fundamental para auxiliar a administração moderna, e tem como objetivo principal gerar informações para embasar as decisões a serem tomadas. Para tal, identifica, registra, me sura, e possibilita a análise dos eventos econômicos que alteram o patrimônio de uma entidade. Uma organização que não possua um sistema contábil, que seja eficaz na evidenciação das reais oscilações de sua riqueza, não estará apta a garantir sua continuidade. Especificamente nesse artigo trataremos da análise de balanços através da aplicação da técnica de análise através de índices, conjugada com índices padrões que permitem uma adequada avaliação da situação econômico financeira, proporcionando informações objetivas aos seus usuários.

Biografia do Autor

Osir Afonso Tessari

Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Asselvi. Graduado em Ciências Contábeis e Administração e Mestre em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2003-12-01

Como Citar

Tessari, O. A. (2003). A análise de balanços como ferramenta na avaliação do desempenho empresarial e na geração de informações. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(6), p. 67–73. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n6p67-73

Edição

Seção

Artigos