A Contribuição acadêmica na formação do profissional contábil: um estudo de duas IES

Authors

  • Iracema Ribeiro Roza Polli
  • Vanilton Polli
  • Vanderlei Ribeiro Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p41-54

Keywords:

Atuação Profissional, Área Contábil, Profissional, Organização.

Abstract

A contabilidade vem despertando a atenção da sociedade em razão de sua evolução na administração e no controle dos recursos, sejam esses tangíveis ou intangíveis nas organizações, trazendo consigo a preocupação com a formação profissional dos alunos em Instituições de Ensino Superior, sejam públicas ou privadas. No que concerne à formação acadêmica e prática, as diretrizes do MEC delineiam um perfil ideal de profissional da área contábil, que apresenta características relacionadas à teoria e à prática, enquanto o mercado, por outro lado, exige que essas características estejam presentes no exercício da profissão. A razão principal deste trabalho é buscar identificar se o aluno do Curso Superior de Ciências Contábeis está sendo preparado pela Instituição de Ensino Superior com formação teórica e prática, com condições de atender às exigências propostas pelo mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se pesquisa com alunos do último ano, ou seja, com formandos do Curso Superior de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior, uma de natureza pública e outra de natureza privada.  

Author Biographies

Iracema Ribeiro Roza Polli

Mestre em Administração Estratégica do Conhecimento pela PUC-PR, Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis, Núcleo de Pesquisa em Controladoria e Logística do
Cefet-PR, Unidade Sudoeste Campus Pato Branco.

Vanilton Polli

Especialista em Finanças pela FAE/CDE e Professor Cefet-PR, Unidade Sudoeste Campus Pato Branco.

Vanderlei Ribeiro Da Silva

Especialista em Finanças pela FAE/CDE e Professor Cefet-PR, Unidade Sudoeste Campus Pato Branco

Published

2004-12-01

How to Cite

Polli, I. R. R., Polli, V., & Silva, V. R. D. (2004). A Contribuição acadêmica na formação do profissional contábil: um estudo de duas IES. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 3(9), p. 41–59. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p41-54