Precificação estratégica no comércio eletrônico – B2c (business to consumer)

Autores

  • Joisse Antonio Lorandi
  • Antonio Cezar Bornia

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n18p65-76

Palavras-chave:

Precificação Estratégica, Comércio Virtual

Resumo

Na formação de uma precificação estratégica, a ênfase deve situar-se na transmissão de valor. O preço estabelecido deve representar o valor agregado em relação a satisfação que o produto e todo processo de atendimento propiciam ao cliente. A transmissão de valor no comércio eletrônico deve priorizar a identificação do que é considerado um diferencial, entre o varejo virtual e em relação ao seu principal concorrente, o varejo tradicional. É neste âmbito que a pesquisa se desenvolve, tendo como objetivos identificar fatores que agregam valor no comércio virtual e parâmetros que devem balizar a precificação estratégica neste ambiente, como os componentes de custos e a concorrência. A metodologia do estudo quanto aos procedimentos técnicos é de pesquisa bibliográfica, a qual foi elaborada por meio de um referencial teórico que está formando-se em torno do assunto. Por se tratar de um modelo recente, em formação, caracteriza-se a pesquisa quanto a seus objetivos, como de caráter exploratório, principalmente no âmbito da formação do preço, já que há uma lacuna entre a forma de atuar no varejo virtual em relação ao tradicional. O estudo explora esta lacuna por meio da identificação de elementos que formam o valor do produto comercializado, via rede eletrônica de dados, concluindo que a precificação estratégica para uma lucratividade efetiva deve representar o valor do produto, uma vez que o que se vende é o valor que o produto agrega ao cliente e não componentes de custos mais uma margem.

 


Biografia do Autor

Joisse Antonio Lorandi

Mestre em Ciências Contábeis pela FGV/RJ; doutorando de Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC.

Antonio Cezar Bornia

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da UFSC.

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Publicado

2007-12-03

Como Citar

Lorandi, J. A., & Bornia, A. C. (2007). Precificação estratégica no comércio eletrônico – B2c (business to consumer). Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 6(18), p. 65–76. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n18p65-76

Edição

Seção

Artigos