Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado: estudo de caso em indústria de utensílios domésticos

Autores

  • Rodney Wernke
  • Marluce Lembeck

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v7n20p9-28

Palavras-chave:

Segmentos de mercado, Margem de contribuição, Valor presente

Resumo

O artigo relata um estudo de caso acerca da avaliação de rentabilidade dos segmentos de mercado com os quais uma empresa fabril atuava. Nessa direção, o objetivo principal era a elaboração de relatórios que propiciassem informações gerenciais baseados na margem de contribuição, aprimorados com o conceito de “valor presente” para evidenciar o “valor do dinheiro no tempo”. Para essa finalidade, inicialmente foi efetuada uma revisão da bibliografia, abordando os principais conceitos imprescindíveis ao entendimento do estudo ora relatado. Posteriormente foram descritos o contexto encontrado na empresa pesquisada, as etapas seguidas para implementação e as informações gerenciais obtidas. Por último, comentou-se a respeito de algumas limitações relacionadas à metodologia empregada e foram apresentadas as conclusões inerentes.

Biografia do Autor

Rodney Wernke

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Marluce Lembeck

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Como Citar

Wernke, R., & Lembeck, M. (2008). Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado: estudo de caso em indústria de utensílios domésticos. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 7(20), p. 09–28. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v7n20p9-28

Edição

Seção

Artigos