Um estudo comparativo entre o valor contábil da empresa e o valor na ótica dos gestores

Authors

  • Neri Müller
  • Charles Albino Schultz
  • Altair Borgert

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n15p45-58

Keywords:

Contabilidade, Valor da empresa, Supermercados.

Abstract

Esta pesquisa apresenta uma análise comparativa entre o valor da empresa evidenciado pela Contabilidade e o valor percebido pelos gestores, após estudo em empresas do ramo supermercadista. Por meio de uma pesquisa de campo, apresenta-se a análise dos dados coletados de forma detalhada, com vistas a responder a questão proposta. São relatadas as informações obtidas junto aos gestores, por intermédio da realização de entrevistas, no intento de obter inferências acerca do valor dessas empresas. Também são apresentados e discutidos alguns fatores, que os gestores levam em consideração, para definir ou atribuir valor para as empresas, identificados ao longo das entrevistas. Como resultado principal, obteve-se que os gestores pesquisados declararam valores de mercado superiores ao valor contábil para as suas empresas.

Author Biographies

Neri Müller

Contador, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e professor do curso de graduação em Ciências Contábeis do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis.

Charles Albino Schultz

Contador, aluno do programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFSC.

Altair Borgert

Contador, Mestre em Administração, Doutor em Engenharia de Produção, professor do curso de graduação em Ciências Contábeis e do programa de Pós-graduação em Contabilidade da UFSC.

Published

2006-12-04

How to Cite

Müller, N., Schultz, C. A., & Borgert, A. (2006). Um estudo comparativo entre o valor contábil da empresa e o valor na ótica dos gestores. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 5(15), p. 45–58. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n15p45-58