O Processo de Ensino na Modalidade a Distância: Facilidades e Dificuldades na Percepção de Discentes do Curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n30p43-60Keywords:
Curso a distância, Ensino a distância, Curso de Ciências Contábeis.Abstract
O presente estudo tem o objetivo de identificar as facilidades e as dificuldades no processo de ensino de graduação em Ciências Contábeis, na modalidade a distância, na percepção de discentes do curso. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, de levantamento, e descritiva. Aplicou-se um questionário via e-mail a todos os 784 alunos que estavam cursando Ciências Contábeis na modalidade a distância, no primeiro semestre de 2011, na Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Campus do município de Palhoça, no Estado de Santa Catarina. A Direção de Ensino da UNISUL fez o encaminhamento e a recepção dos questionários. Retornaram 149 questionários respondidos, representando 19% da amostra total. As respostas foram todas tabuladas na planilha eletrônica Excel e formatadas pelo maior número de respostas semelhantes. Pensou-se em aplicar o questionário de forma presencial, mas os alunos se encontravam em um único dia por mês no campus, para realizarem várias provas, em que as turmas não eram constituídas por curso, mas por ordem alfabética. Nesta organização, os alunos de Ciências Contábeis se encontravam em várias salas, o que dificultava o recolhimento de dados presencialmente. Os resultados demonstraram o perfil dos discentes investigados: foi 36,24% são formados técnicos em contabilidade e 63,76% são formados em outras áreas. Desses 63,76% destaca-se: com formação no Ensino Médio comum - 24,83%, área de administração - 10,74% área militar e forças armadas - 7,38%, economia - 5,37%, farmacêutica - 2,01%, advocacia, engenharia e magistério - 1,34% cada e as demais pulverizadas em outras formações. Observou-se que 79% das respostasevidenciaram a dimensão do tempo como principal facilidade. Dentre as respostas, os acadêmicos destacaram, principalmente, o ganho de tempo com deslocamento, a possibilidade em administrar o seu tempo de estudo e a flexibilidade e otimização do próprio tempo. A dimensão do tempo foi também a principal responsável pela opção dos acadêmicos em realizar o curso de graduação na modalidade a distância. No que tange às dificuldades, 94% dos acadêmicos responderam a ausência do professor em sala de aula como principal fator. Destacaram em suas respostas, principalmente, as dificuldades em entender as matérias práticas, de não terem suas dúvidas respondidas presencialmente, no momento em que elas surgem, a falta de convivência com os alunos e com o ambiente universitário, a falta de troca de experiências e o descrédito do mercado em relação ao diploma. Para trabalhos futuros, sugere-se a realização de uma nova pesquisa de campo, com o intuito de avaliar a utilização de métodos, estratégias ou instrumentos de ensino, buscando a diversificação no ensino na modalidade a distância e identificando como essa mudança é vista por professores e alunos.Downloads
Published
2012-01-23
How to Cite
Cordeiro, A., & Rausch, R. B. (2012). O Processo de Ensino na Modalidade a Distância: Facilidades e Dificuldades na Percepção de Discentes do Curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 10(30), p. 43–60. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n30p43-60
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2012 Revista Catarinense da Ciência Contábil
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright for articles published in this journal belongs to the author (s), with first publication rights assigned to Revista Catarinense da Ciência Contábil. Due to appearing in this publicly accessible journal, articles are free to use, with mandatory recognition of the original authorship and initial publication in this magazine and for educational and non-commercial applications. The magazine chose to use published works for non-commercial purposes, including the right to submit or work for publicly accessible databases. The content of published articles is the sole and exclusive responsibility of the authors. - The author (s) authorize (s) a publication of the article in the journal; - The author (s) guarantee (s) that a contribution is original and unpublished and that it is not being evaluated in another magazine (s); - A magazine is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, for the full responsibility of the author (s); - It is reserved to the editors or the right to make textual adjustments and to adjust the article to the publication rules.This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.