O Mercado de Auditoria no Brasil: Um Retrato Considerando a Percepção das Firmas de Auditoria
DOI:
https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n32p73-87Keywords:
Firmas de auditoria, Mercado de auditoria, Brasil.Abstract
Os auditores independentes foram responsáveis pela certificação de aproximadamente R$ 1,2 trilhão do patrimônio das companhias em 2009, o equivalente a 40% do PIB nacional do mesmo ano. Com o desenvolvimento dos mercados, cada vez mais a profissão se destaca no cenário brasileiro. Este trabalho buscou verificar a atual situação do mercado de auditoria independente no Brasil, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, com dados primários e secundários, e encaminhamento de questionários para todas as firmas de auditoria registradas na CVM no país. Dos resultados obtidos, destaca-se que 73% das firmas consideram que há carência de profissionais para o setor e 81% possuem vagas a serem preenchidas, sendo que grande parte das empresas de auditoria estão localizadas nas regiões sul e sudeste. Após a análise dos resultados, constata-se que a carência de auditores é apontada pela maioria das firmas de auditoria, que possuem vagas a serem preenchidas. Ademais, verificou-se que existem apenas 780 auditores registrados na CVM para atender a todo o Brasil, destacando-se o fato de haver apenas 2 auditores responsáveis técnicos, em média, para cada firma de auditoria, o que corrobora a afirmativa de carência de auditores independentes no Brasil e a necessidade de atenção e reflexão para os números apontados.Downloads
Published
2024-03-15
How to Cite
Amorim, E. N. C. de, Vicente, E. F. R., Will, A. R., & Silva, F. A. da. (2024). O Mercado de Auditoria no Brasil: Um Retrato Considerando a Percepção das Firmas de Auditoria. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 11(32), p. 73–87. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n32p73-87
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