Proposta de Implementação do Custeio Baseado em Atividades na Gestão de Serviços Odontológicos

Autores

  • Karyn de Castro Serratine Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG/UDESC (SC)
  • Fabiano Maury Raupp Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG/UDESC (SC)

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p9-22

Palavras-chave:

Custeio Baseado em Atividades, Serviços odontológicos, Estudo de caso.

Resumo

O artigo tem por objetivo estruturar uma proposta de implementação do custeio baseado em atividades na gestão de serviços odontológicos. Foi realizada uma pesquisa descritiva, por meio de um estudo de caso, com abordagem predominantemente qualitativa. O estudo inicia com uma incursão teórica nos fundamentos que sustentam o estudo empírico, abordando a importância da gestão estratégica de custos, o custeio baseado em atividades - ABC e a utilização do ABC em empresas de saúde. Após, são apresentados os procedimentos metodológicos adotados. Na sequência, discute-se a proposta realizada. A proposta de implementação do ABC contempla quatro macroetapas: identificação das atividades; atribuição dos custos às atividades; identificação dos objetos de custos; e atribuição dos custos das atividades aos objetos de custos. Foram selecionados seis procedimentos odontológicos prestados: avaliação, profilaxia, restauração, endodontia, exodontia e coroa protética porcelana. A escolha justifica-se por se tratar dos procedimentos mais representativos em termos de ocorrência e de faturamento. Além da proposta de implementação do ABC, fez-se a análise dos custos diretos de cada objeto de custo. Os custos diretos identificados referem-se aos materiais utilizados e ao processo de esterilização realizado.

Biografia do Autor

Karyn de Castro Serratine, Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG/UDESC (SC)

Graduada em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC).

Fabiano Maury Raupp, Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG/UDESC (SC)

Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA), Mestre em administração pelo Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC), professor da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Registro CRC: SC-023886/O

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Serratine, K. de C., & Raupp, F. M. (2024). Proposta de Implementação do Custeio Baseado em Atividades na Gestão de Serviços Odontológicos . Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(34), p. 09–22. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p9-22

Edição

Seção

Artigos