O Perfil Desejado do Egresso dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina

Autores

  • Silvana Dalmutt Kruger Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)
  • Sady Mazzioni Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)
  • Antonia Resende Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)
  • Clésia Ana Gubiani Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)
  • Antonio Zanin Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p40-52

Palavras-chave:

Perfil do egresso, Habilidades e competências, Curso de Ciências Contábeis.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o perfil do egresso dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina. Buscou-se estudar as habilidades, as competências e o perfil desejado do egresso pelas Instituições de Ensino Superior (IES) de acordo com o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), sua relação com as Diretrizes Nacionais de Educação e as orientações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A amostra investigada é constituída de dez IES que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis e que possuem o status de "universidade". Os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam a pesquisa como exploratória, de levantamento e qualitativa. Constatou-se que as IES "A", "B", "G" e "I"  contemplam todas as habilidades e competências orientadas pela Resolução CNE/CES 10/2004 e pelo CFC em seu PPC. A instituição de ensino superior "F" apresenta 87,5% das habilidades e competências. Já a IES "E" apresenta 37,5%, a "C" apresenta 25% e a "D" 12,5% das habilidades e competências, sendo que duas IES não contemplam qualquer das habilidades e competências propostas. Os achados indicam que as IES investigadas desejam um profissional contábil que revele capacidade de comunicação e interação com as organizações e a sociedade, que seja capaz de lidar com sistemas de informações, que apresente conhecimentos interdisciplinares, soluções para os desafios encontrados ao desempenhar a profissão, e olhar crítico. Adicionalmente, desejam que seja um indivíduo criativo, atualizado, ético e capaz de fazer a diferença no seu contexto de inserção.

Biografia do Autor

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)

Professora Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Registro CRC: SC-019891/O

Sady Mazzioni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)

Professor Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, Mestre em Contabilidade e Doutorando em Contabilidade pela FURB.
Registro CRC: SC-019891/O

Antonia Resende, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Unochapecó.

Clésia Ana Gubiani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)

Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, Mestre em Contabilidade pela Universidade Regional de Blumenau - FURB.
Registro CRC: SC- 030552/O

Antonio Zanin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (SC)

Professor do Curso de Ciências Contábeis da Unochapecó, Mestre em Contabilidade pela PUC e Doutorando em Engenharia de Produção pela UFRGS.
Registro CRC: SC- 015849/O

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Kruger, S. D., Mazzioni, S., Resende, A., Gubiani, C. A., & Zanin, A. (2024). O Perfil Desejado do Egresso dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades de Santa Catarina. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(34), p. 40–52. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n34p40-52

Edição

Seção

Artigos