Perfil dos Artigos Sobre Controladoria Publicados em Periódicos Nacionais de Contabilidade

Autores

  • Fabia Jaiany Viana de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Celio da Costa Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aneide Oliveira Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maurício Corrêa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n37p35-50

Palavras-chave:

Produção científica, Perfil, Controladoria.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar o perfil dos artigos sobre Controladoria, publicados nos periódicos de contabilidade que utilizam o SEER. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. A coleta de dados foi desenvolvida a partir da análise dos artigos publicados nos periódicos de contabilidade nacionais com estrato CAPES que utilizam o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER). O requisito utilizado para a seleção do artigo foi o de conter a palavra Controladoria no título, no resumo ou nas palavras-chave. Os resultados revelaram que 49 artigos relacionados à Controladoria foram encontrados dentre os 1.665 artigos analisados e que a Revista Contabilidade & Finanças foi aquela que mais publicou sobre essa temática. Constatou-se, ainda, a
predominância de artigos com natureza qualitativa, com referências brasileiras e que apresentaram como principais temas: Gestão Organizacional e a Pesquisa em Contabilidade como as Funções da Controladoria e Sistemas de Informação e Gestão de Custos. Concluiu-se que houve predomínio de autores professores do sexo masculino, com titulação de mestre, vinculados a instituições privadas da região sul do País e que a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) foram as instituições que apresentaram o maior número de autores com artigos publicados.

Biografia do Autor

Fabia Jaiany Viana de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ciências Contábeis pelo Programa Multi (UnB/UFPB/UFRN)

Celio da Costa Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ciências Contábeis pelo Programa Multi (UnB/UFPB/UFRN)

Aneide Oliveira Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP. Professora do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduacão UnB/UFPB/UFRN.

Maurício Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi (UnB/UFPB/UFRN). Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFRN.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Viana de Souza, F. J., Barros, C. da C., Araujo, A. O., & da Silva, M. C. (2013). Perfil dos Artigos Sobre Controladoria Publicados em Periódicos Nacionais de Contabilidade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 12(37), p. 35–50. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n37p35-50

Edição

Seção

Artigos