Proposta de um modelo de identificação da inovação tecnológica para a utilização de incentivos fiscais: um estudo em uma indústria de eletroeletrônicos sul brasileira

Autores

  • Dalci Mendes Almeida Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL
  • Ivone Junges Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n44p49-59

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Incentivos Fiscais, Lei do Bem.

Resumo

As empresas podem se utilizar de incentivos fiscais proporcionados pelo governo para investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. No entanto, poucas são aquelas que se utilizam de tais benefícios. Um dos motivos é o fato de não saberem identificar a inovação. Nesse sentido, o estudo consiste em elaborar um modelo de identificação da inovação para a utilização de incentivos fiscais. A pesquisa quanto aos objetivos foi classificada como descritiva. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados utilizou-se o estudo de caso numa indústria de eletroeletrônicos de grande porte, na região sul brasileira. E, com relação à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa. O modelo foi desenvolvido com base na Lei 11.1196, de 2005, Lei do Bem, no Manual de Oslo e Literatura sobre a Inovação. Os resultados da pesquisa indicam a validade do modelo proposto, uma vez que foi possível identificar a inovação tecnológica (produto, processo, mercado) na empresa estudada para a utilização dos incentivos fiscais da Lei do Bem. Conclui-se que foi possível identificar os diferentes tipos de inovação tecnológica nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na empresa estudada.

Biografia do Autor

Dalci Mendes Almeida, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina. Endereço: Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Gepex - Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão. Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon | 88704-900 | Tubarão/SC | Brasil.

Ivone Junges, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina. Endereço: Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Gepex - Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão. Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon | 88704-900 | Tubarão/SC | Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-06

Como Citar

Almeida, D. M., & Junges, I. (2016). Proposta de um modelo de identificação da inovação tecnológica para a utilização de incentivos fiscais: um estudo em uma indústria de eletroeletrônicos sul brasileira. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 15(44), p. 49–59. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n44p49-59

Edição

Seção

Artigos