Gestão pública estadual: percepção dos gestores sobre a qualidade dos controles internos

Autores

  • Mauro de Souza Junior Católica de Santa Catarina
  • Marcia Zanievicz Silva Doutora, Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n46p47-60

Palavras-chave:

Relatório de gestão, Controle interno, Autoavaliação, COSO, Gestão Pública.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade das práticas de controle interno evidenciadas no Relatório de Gestão, pelas Superintendências dos Estados brasileiros, e verificar a simetria de percepção sobre tais práticas. Os dados foram coletados a partir dos quadros de autoavaliação constantes Do Relatório de Gestão, reportado anualmente ao Tribunal de Contas da União (TCU). A análise quantitativa adota estatística descritiva e a entropia informacional, a qual possibilitou inferir sobre a qualidade das práticas de controle interno e a convergência ou divergência de percepções dos gestores das 24 Unidades da Federação investigadas. Os resultados evidenciaram que há aspectos e conceitos de controles internos mais bem gerenciados e esclarecidos dentro das Unidades Jurisdicionadas, como é o caso do ambiente de controle e a informação e comunicação. Por outro lado, também existem aspectos que trazem discordância de opiniões entre os gestores e as deficiências apontadas, conforme os valores atribuídos na autoavaliação. Indicam que alguns aspectos de controle interno requerem maior atenção, em especial a avaliação de riscos, os procedimentos de controle e o monitoramento.

Biografia do Autor

Mauro de Souza Junior, Católica de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Santa Catarina. Endereço: Rua dos Imigrantes, 500 | 89.254-430 | Jaraguá do Sul/SC | Brasil.

 

Marcia Zanievicz Silva, Doutora, Universidade Regional de Blumenau

Mestre e Doutora em Contabilidade. Pesquisadora na área de SCG.  Professora no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Endereço: Rua Antonio da Veiga 140 Sala D- 202, Bairro Vitor Konder | Caixa Postal 1507 | 89012-900 | Blumenau/SC | Brasil.

Downloads

Publicado

2016-11-28

Como Citar

Souza Junior, M. de, & Silva, M. Z. (2016). Gestão pública estadual: percepção dos gestores sobre a qualidade dos controles internos. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 15(46), p. 47–60. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n46p47-60