Contabilidade Ambiental o Passaporte para a Competitividade

Autores

  • Maria Elisabeth Pereira Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n1p25-40

Resumo

Como todos os problemas ambientais provocaram grandes danos irreversíveis, que incidiram e incidem agora em todos os paísessubdesenvolvidos e desenvolvidos, nasce, então, como necessidade imperiosa, introduzir nos nossos sistemas econômicos a Contabilidade Ambiental, pois as organizações, até alguns anos atrás, preocupavam-se apenas com a eficiência dos sistemas produtivos.
Chegamos a "era da revolução ambiental", e o ambiente não
somente aparece como um conjunto de problemas relativos ao controle da contaminação, mas representa um custo no crescimento econômico.
Neste sentido, o contador precisa de uma formação que se
estenda além dos limites das técnicas e dos procedimentos. É necessário acrescentar o registro contábil do meio ambiente, dada a velocidade de sua afetação e a influência do mundo atual na utilização e disposição dos recursos naturais. Deve ser considerado como um dos princípios contábeis, onde é um desafio para a contabilidade. Precisa ser considerada como uma ciência contábil integrada, pois com a ciência ecológica e outras ciências são responsáveis pela natureza onde devem ser aplicados critérios de proteção ambiental, demonstrando que os recursos naturais constituem nosso principal
capital.
Partindo dessa premissa é que este trabalho está enfocando os seguintes tópicos: Responsabilidade Social da Empresa; A Empresa e o Meio Ambiente; Gestão Ambiental; Sistema de Gestão Ambiental; Ações para Preservar o Meio Ambiente - O Protocolo Verde, A Contabilidade, Custos Ambientais, Ativo Ambiental, Passivo Ambiental, Patrimônio Ambiental, Contabilidade Ambiental e Contabilidade Ambiental - o Passaporte para a Competitividade.

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Pereira Kraemer

Contadora, CRC/SC nO 11.170/0. Professora e membro da equipe de Ensino e Avaliação na próReitoria
de Ensino da UNIVALI - Universidade do vale do Itajaí. Mestre em relações Económicas Sociais e Internacionais pela Universidade do Minho-Portugal. Doutoranda em Ciências Empresariais pela Universidade do Museu Social da Argentina.

Downloads

Publicado

2002-04-01

Como Citar

Kraemer, M. E. P. (2002). Contabilidade Ambiental o Passaporte para a Competitividade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 1(1), p. 25–40. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n1p25-40

Edição

Seção

Artigos