As melhores práticas de controladoria: o balanced scorecard como ferramenta de gestão

Autores

  • Antonio M. da Silva Carpes
  • Elizandra Pertuzatti
  • Roberto Aurélio Merlo

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n18p9-24

Palavras-chave:

Sistema de Informações, Balanced Scorecard, Gestão Estratégica

Resumo

As constantes mudanças no ambiente competitivo moderno exigem cada vez mais o aprimoramento dos sistemas de informações. O estudo apresenta o Balanced Scorecard (BSC) e discute sua importância como uma ferramenta de gestão que desafia a empresa e tem por objetivo apresentar uma proposta de avaliação estratégica, fundamentada no conceito de Balanced Scorecard, alinhada às estratégias das empresas objeto de estudo. Como objetivos específicos buscou-se conceituar o BSC como instrumento de gestão, caracterizar as empresas objeto de estudo, identificar a missão, a visão e a estratégia respectivas, para aplicar os meios disponíveis, alinhados àquelas estratégias. Para atingir esses objetivos, utilizou-se pesquisa exploratória, por meio de um estudo multicaso, com abordagem qualitativa. A pesquisa de campo envolveu três empresas do Estado de Santa Catarina, por meio de entrevistas semi-estruturadas em que foram identificadas as necessidades e as informações necessárias para a proposta de um conjunto de indicadores estratégicos do BSC. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do BSC como ferramenta de gestão.


Biografia do Autor

Antonio M. da Silva Carpes

Contador; Mestre em Contabilidade pela Universidade do Vale do Sinos – UNISINOS e Especialista em Contabilidade e Controladoria pela UFRGS.

Elizandra Pertuzatti

Contadora; Especialista em Contabilidade Gerencial e Controladoria.

Roberto Aurélio Merlo

Contador; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; especialista em Auditoria, Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria.

Downloads

Publicado

2007-12-03

Como Citar

Carpes, A. M. da S., Pertuzatti, E., & Merlo, R. A. (2007). As melhores práticas de controladoria: o balanced scorecard como ferramenta de gestão. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 6(18), p. 09–24. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n18p9-24

Edição

Seção

Artigos