Investimentos socialmente responsáveis (isr): uma análise comparativa sobre diversificação de carteira

Autores

  • Fabricia Silva da Rosa
  • Sandra Rolim Ensslin
  • Leonardo Ensslin
  • Emílio Menezes

DOI:

https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n25p33-45

Palavras-chave:

Retorno de Ativos, Investimento Socialmente Responsáveis, Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Resumo

Os impactos ambientais negativos levam a sociedade a exerce pressão para que as empresas alterem a forma de produzir e servir. Por outro lado, podem ocorrer incentivos àquelas empresas que se mostram preocupadas com o equilíbrio do ecossistema global. O incentivo pode ocorrer de diversas formas, uma delas é o interesse de investidores em empresas que são consideradas socialmente responsáveis. Neste sentido, surgem os Investimentos Socialmente Responsáveis, que visam contemplar o equilíbrio entre aspectos econômicos, ambientais e sociais. Assim, este artigo objetiva verificar se a diversificação da carteira de investimentos considerados socialmente responsáveis maximiza o retorno para o acionista. A pesquisa é feita em 15 empresas que integram o Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, survey quanto a obtenção dos dados, quantitativa quanto a tratamento e análise dos dados, onde utilizou-se da técnica de Markowitz (1952). Os resultados sugerem que os investimentos selecionados para compor uma carteira de investimentos socialmente responsáveis proporcionaram retorno superior aos acionistas em 2008, porém este resultado positivo se inverte durante a crise financeira mundial ocorrida no início do ano de 2009, o que sugere que não há relacionamento direto com risco e retorno de carteiras de empresas socialmente responsáveis, porém, acreditase que reconhecimento do mercado a estas empresas pode ampliar o apoio sócio-ambiental às empresas que declaram considerar ou incorporar (priorizar) aspectos ambientais em sua gestão.

Biografia do Autor

Fabricia Silva da Rosa

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia de produção Mestre em Engenharia de Produção e Graduada em Ciências Contábeis, ambos UFSC.

Sandra Rolim Ensslin

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção - UFSC, Graduada em Ciências Contábeis. Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFSC.

Leonardo Ensslin

PhD em Ingerie. Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFSC.

Emílio Menezes

Doutor Em Engenharia de Produção. Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção – UFSC.

Downloads

Publicado

2010-04-05

Como Citar

Rosa, F. S. da, Ensslin, S. R., Ensslin, L., & Menezes, E. (2010). Investimentos socialmente responsáveis (isr): uma análise comparativa sobre diversificação de carteira. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 9(25), p. 33–45. https://doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n25p33-45

Edição

Seção

Artigos